InternetData CenterAssinante

Sul catarinense ganha projeto para incentivar o turismo

Iniciativa pretende apresentar os atrativos turísticos de forma regionalizada
Sul catarinense ganha projeto para incentivar o turismo
Foto: Antonio Rozeng
Por Milena Nandi Em 06/11/2019 às 07:13

O Sul do Estado ganhou um verdadeiro presente esta semana, com o lançamento do Projeto 4 Estações – Turismo o ano inteiro. A iniciativa do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) quer integrar os 12 municípios apresentando os atrativos turísticos de forma regionalizada e mostrando que a região possui belezas e possibilidades durante todo o ano.

Para isso, serão planejadas ações que possam levar a região ao conhecimento do público em geral. Uma delas já saiu do papel. Trata-se de um documentário produzido pela TVAL, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina que destaca as belezas naturais, culturais e atrativos gastronômicos e arquitetônicos do Sul do Estado.

Além do documentário, será feito um vídeo para ser apresentado em eventos que possam atrair turistas para os municípios da Amrec, pensando sempre em oferecer um roteiro que possa integrar os atrativos das diferentes cidades. O Colegiado também irá realizar eventos futuros com empresários.  

 

Cultura para todos 

Você tem a impressão que a arte é algo lá longe, fora de alcance? Pois se você é da região, saiba que em Criciúma há diversas iniciativas e espaços gratuitos e de livre acesso tanto para os artistas mostrarem seu trabalho quanto para o público frequentar. Quer exemplos? Então rola a barra e aproveite!

História da Música – da Grécia ao Século XXI

O nosso dia a dia é feito por som, música. Mas será que a gente sabe como ela surgiu? Estas e outras informações estão sendo repassadas pelo ciclo de palestras História da Música – da Grécia ao Século XXI, realizada pela Sala Edi Balod, na Unesc. Nesta quarta (6/11) acontecerá o terceiro encontro com o professor e doutor em Música, Clairton Rosado.

Entre os temas abordados, das 14h30  às 17 horas, estarão: “Século XIX - Ludwig Van Beethoven”; “A Ópera Romântica”; “A Sinfonia Fantástica de Berlioz”; “Schubert e Schumann”; “Frederich Chopin”; “Wagner – A obra de arte total”; “Verdi – A Ópera na Itália”; “Johannes Brahms”; “Poemas sinfônicos” e “As sinfonias de Mahler”.

Inscrições

Entre Outras Coisas

Nesta quarta (6/11), a Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, que fica no Centro Cultural Jorge Zanatta, vai receber a exposição "Entre Outras Coisas". Organizada por estudantes e professores de Artes Visuais da Unesc, a mostra irá trazer trabalhos autorais de ilustrações e instalações.

Laborativo Unboxing

Até o dia 14 de novembro, a Sala Edi Balod, na Unesc, recebe os trabalhos do artista Mauricio Bittencourt em “Laborativo Unboxing”. A mostra apresenta ao público um objeto-caixa (urna) composto por gavetas que são entradas (inbox) e saídas de informação.

“A caixa dá e pede em troca, assim como nas relações humanas. Ela pede e dá ideias, sugestões, reflexões, busca ser agente transformador de sujeitos e em contrapartida ser transformado por ele por meio de sua urna coletora”, descreve o autor do projeto.

A exposição ainda chama os visitantes para interagirem em um jogo de significados nas paredes. “Dê um Conselho – Resolva uma Inconveniência – O que Refletiu?” são as provocações do artista ao público.