InternetData CenterAssinante

Texas é atingido por fortes ventos do furacão Nicholas

Fortes chuvas e quedas de energia estão atingindo dois estados
Texas é atingido por fortes ventos do furacão Nicholas
Foto: NOAA
Por André Abreu Em 14/09/2021 às 08:11

O estado norte-americano do Texas foi atingido nesta terça-feira (14) por chuvas e vento fortes, na sequência da transformação da tempestade tropical “Nicholas” em furacão. A precipitação elevada também chegou ao Luisiana, pelo que se temem riscos para as populações, inundações, quedas de energia e elevados danos materiais em ambos os estados.

Segundo o National Hurricane Center, o furacão “Nicholas” estava a cerca de 30 quilómetros a nordeste de Matagorda, no Texas, por volta da 1 hora da manhã local (2h, horário de Brasília), e com ventos calculados em 120 quilómetros por hora.

“Trata-se de uma tempestade que se vai mover de forma muito lenta pelo estado do Texas, que irá permanecer durante vários dias, e que despejará uma quantidade tremenda de chuva”, informou o governador do Texas, Greg Abbott, que declarou emergência em 17 condados e três cidades do estado na segunda-feira (13).

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, declarou emergência no Luisiana e mobilizou o governo federal para ajudar as autoridades estaduais na resposta às condições climatéricas adversas.

O estado foi recentemente atingido pelo furacão Ida e o grande receio das autoridades é que os trabalhos de restauração do sistema eléctrico e outras intervenções em infraestruturas públicas e privadas venham a ser infrutíferos, face ao regresso da chuva e do vento forte.