InternetData CenterAssinante

Tensão em Minneapolis

Enquanto o julgamento do caso George Floyd prossegue, mais um incidente policial acontece
Tensão em Minneapolis
Foto: Picture Alliance
Por André Abreu Em 12/04/2021 às 18:13

Um toque de recolher noturno foi colocado sobre a região de Twin City, nas cidades de Minneapolis e Saint Paul, anunciaram os prefeitos destas cidades na segunda-feira (12), para evitar protestos violentos depois que uma policial atirou em um homem negro, morto no domingo (11).

"Declarei estado de emergência na cidade de Minneapolis, e estamos acompanhando isso com um toque de recolher que começará às 19:00 (21:00, horário de Brasília) hoje e vai até as 6:00 da manhã de amanhã", disse o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, em uma coletiva de imprensa.

O toque de recolher incluiria a cidade gêmea de St. Paul, bem como o condado de Hennepin, onde Duante Wright foi morto por uma policial durante uma parada de trânsito, confirmou o governador de Minnesota Tim Walz.

O chefe de polícia de Brooklyn Center - o subúrbio onde ocorreu o tiroteio - disse que a policial que matou Wright acidentalmente usou sua arma de fogo em vez de sua arma de choque depois que ele se recusou a ir em custódia.

Tensões em Minnesota

Wright foi parado por uma infração de trânsito, momento em que os policiais perceberam que ele tinha um mandado de prisão pendente. Na luta seguinte, o jovem de 20 anos foi baleado e morreu no local.

As autoridades estão preocupadas com a escalada das tensões na cidade onde George Floyd foi morto pela polícia no ano passado. O julgamento contra o ex-policial Derek Chauvin está acontecendo não muito longe de onde Duante Wright foi baleado no domingo.

Os EUA foram abalados no ano passado por protestos generalizados contra a violência policial e o racismo. Os protestos, que por vezes terminavam em saques e vandalismo, ganharam apoio global.

A sede da polícia de Brooklyn Center foi rodeada por manifestantes que jogaram pedras e subiram em cima dos carros policias. A polícia reagiu com gás lacrimogêneo e tiros de borracha dispersando a multidão. Lojas foram depredadas e saqueadas pelos manifestantes que exigiam justiça pela morte de Duante.