InternetData CenterAssinante

Reino Unido libera entrada de brasileiros vacinados

Vacinados com Coronavac ainda precisam cumprir quarentena
Reino Unido libera entrada de brasileiros vacinados
Foto: Valdemir Francisco
Por André Abreu Em 08/10/2021 às 10:46

O Reino Unido facilitará a chegada de pessoas de países como Índia, Brasil e Turquia e descartará os rígidos requisitos de quarentena para a covid-19 para 47 destinos, incluindo a África do Sul, na próxima segunda-feira (11), no último estágio de relaxamento das regras.

O setor de turismo no Reino Unido perdeu essencialmente dois verões inteiros depois que as restrições de viagens impostas para conter a disseminação da covid-19 impediram muitas pessoas de sair de férias.

Companhias aéreas como a Ryanair e a EasyJet disseram que testes caros e restrições que mudam com frequência atrasaram qualquer recuperação, deixando o setor no país atrás de seus pares europeus.

Na quinta-feira (30), o ministro dos Transportes, Grant Shapps, disse que removeria 47 destinos da lista vermelha que exigia que os viajantes ficassem dez dias em quarentena em um hotel. Sete países permanecem na lista, incluindo Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela.

"Restaurar a confiança das pessoas nas viagens é a chave para reconstruir nossa economia e nivelar este país", disse. "Com menos restrições e mais pessoas viajando, todos nós podemos continuar avançando com segurança em nosso caminho de recuperação."

A necessidade de quarentena continua para brasileiros vacinados com a Coronavac. 

A permissão é válida somente para pessoas imunizadas com vacinas aprovadas no Reino Unido: AstraZeneca, Janssen, Pfizer e Moderna. Brasileiros que tomaram a Coronavac ou que não estão vacinados ainda vão precisar cumprir o período de isolamento.

Para os vacinados, continua sendo obrigatório testar negativo em um teste três dias antes de viajar e passar por outros dois testes no território britânico, no segundo e no oitavo dias após a chegada, além de cumprir uma quarentena de dez dias em lugar escolhido pelo viajante.

Foto de Londres por Valdemir Francisco. 

*Com informações da Agência Brasil.