InternetData CenterAssinante

Governador do Texas retira exigência de máscaras e reabre estado

Medida é criticada pelo governo federal
Governador do Texas retira exigência de máscaras e reabre estado
Foto: Greg Abbott - Divulgação
Por André Abreu Em 03/03/2021 às 18:38

O governador do Texas disse na terça-feira que estava suspendendo sua exigência de máscaras e permitiria que as empresas reabrissem totalmente, o passo mais amplo nos EUA para remover as restrições do coronavírus, já que os norte-americanos em todo o país estão ansiosos para emergir após um ano de isolamento na pandemia.

O estado tem uma população de 29 milhões, e a medida vai além de ações similares em outras cidades e estados no país. 

O governador Greg Abbott disse que é hora de abrir totalemente o estado. Ele afirmou que a COVID-19 não desapareceu, mas que não vê mais necessidade de decretos restritivos estaduais. 

Em todo o país, governadores e prefeitos estão avaliando o que é viável, o que é seguro e o que é politicamente prático.

Em Chicago, dezenas de milhares de crianças voltaram para a escola pública esta semana, enquanto parques cobertos de neve e playgrounds ao redor da cidade que foram fechados desde março do ano passado foram abertos. O Mississipi também determinou o fim do decreto estadual de uso da máscara.

Restaurantes em Massachusetts foram autorizados a operar sem limites de capacidade, e a Carolina do Sul retirou seus limites de pessoas para grandes aglomerações. São Francisco anunciou que restaurantes, museus, cinemas e academias poderiam reabrir de forma limitada.

Mas as autoridades federais de saúde temem que os líderes estaduais e locais possam estar andando muito rápido com as decisões de reabertura.

A orientação divergente deixou muitos norte-americanos em um dilema: se perguntando se devem seguir o otimismo, como alguns trabalhadores da Califórnia, Michigan e da Carolina do Norte que aprovaram reaberturas generalizadas de empresas e escolas, ou se devem prestar atenção às suas próprias preocupações persistentes sobre o vírus e os avisos das autoridades federais de saúde que disseram que é prematuro suspender muitos limites.

O governador do Texas acredita que o estado deve chegar a 7 milhões de texanos vacinados na próxima semana quando o decreto de reabertura começa a valer. 

 

 

 

Leia mais sobre: