InternetData CenterAssinante

Reino Unido dá os primeiros passos para reabertura

Primeiro-ministro incentiva a indústria e a construção de volta ao trabalho
Reino Unido dá os primeiros passos para reabertura
Foto: Sky News
Por André Abreu Em 10/05/2020 às 20:00

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou que está dando "os primeiros passos cuidadosos" para aliviar o isolamento para conter o avanço do coronavírus . O povo está autorizado a passar mais tempo de lazer ao ar livre a partir da próxima quarta-feira (13).

Em um discurso pré-gravado para o país, o primeiro-ministro disse que o governo quer incentivar as pessoas a fazer mais exercícios ao ar livre - desde que sigam as diretrizes de distanciamento social e fiquem a dois metros de distância.

E, numa tentativa de alavancar a economia, Johnson disse que qualquer pessoa que não possa trabalhar a partir de sua casa - como os trabalhadores da construção e da indústria - deve ser "ativamente encorajada" a ir trabalhar normalmente amanhã.

O primeiro-ministro ressaltou que agora não é hora de acabar com o isolamento totalmente - e disse que o governo está simplesmente dando os primeiros passos para relaxar as medidas. 

Explicando que a reabertura começará na quarta, acrescentou que as pessoas estão autorizadas a sentar no parque ao sol, dirigir para outros destinos e jogar esportes com membros da família."

Ele alertou que a fiscalização irá aumentar e que as autoridades policiais estão autorizadas a multar quem desobedecer as regras. 

Escolas de ensino primário poderão reabrir a partir de junho. Lojas também poderão abrir no início de junho. Mas Johnson alerta que a reabertura vai depender dos números e do comportamento da sociedade diante da reabertura.