InternetData CenterAssinante

Príncipe Harry quebra o silêncio

Após anúncio oficial, Harry diz que não teve opção
Príncipe Harry quebra o silêncio
Por André Abreu Em 19/01/2020 às 22:40 - Atualizado há 4 meses

O príncipe britânico Harry quebrou seu silêncio pela primeira vez desde que ele e sua esposa Meghan divulgaram um comunicado anunciando que estariam deixando a vida no palácio, dizendo que "realmente não havia outra opção".

Em um discurso sincero em um jantar beneficente em Londres, na noite de domingo (19), o duque de Sussex disse que "isso me traz uma grande tristeza por ter chegado neste ponto". "Foram tantos meses de conversas depois de tantos anos de desafios e eu sei que nem sempre entendi direito,mas até o momento não houve outra opção", continuou o príncipe.  

As edições dos tabloides de segunda-feira (20) trazem o assunto na capa. O Daily Express chama Harry de devastado e a manchete diz que ele explica seus motivos de saída de Buckingham. The Guardian avisa que a Netflix está de olho para fazer um acerto com o casal. 

Os jornais de domingo (19) também estampavam o casal que parte para o Canadá nas manchetes de capa. The Sun fala em hora de restituição (payback time), em referência aos valores que Harry e Meghan terão que devolver ao cofres públicos. The Mail trata do preço do Mexit. The Sun People afirma que o casal está fora e desprotegido ("out on the cold"). 

O discurso ocorre um dia depois do comunicado oficial do Palácio de Buckingham.

O comunicado oficial

O Palácio de Buckingham anunciou neste sábado que o casal Harry e Meghan não usará mais o título de "Alteza Real", passando então a serem chamados de "Duque de Sussex" e "Duquesa de Sussex". Harry continua sendo príncipe, pois nasceu com esse título.

"O Duque e a Duquesa de Sussex são gratos a Sua Majestade e à Família Real por seu apoio contínuo enquanto embarcam no próximo capítulo de suas vidas.", declara o comunicado do Palácio de Buckingham.

O texto prossegue :

"Conforme acordado neste novo arranjo, eles entendem que precisam renunciar aos deveres reais, incluindo compromissos oficiais militares. Eles não receberão mais fundos públicos para os deveres reais.

Com a bênção da rainha, os Sussex continuarão a manter seus patrocínios e associações particulares. Embora não possam mais representar formalmente a Rainha, os Sussex deixaram claro que em tudo o que fizerem continuarão mantendo os valores de Sua Majestade."

O casal também se comprometeu em reembolsar os 2,4 milhões de libras, equivalente a mais de 11 milhões de reais, gastos com a reforma da residência onde moravam.

A Rainha emitiu uma declaração também no sábado (18) em que agradeceu o casal e declarou que continuariam a ser membros amados da família. A Rainha também expressou no comunicado o desejo de que o casal construísse uma nova vida pacífica e feliz longe do escrutínio a que foram submetidos nos últimos dois anos. 

*Com informações da Sky News e agência DPA/Contexto Internacional.

Fotos da galeria de imagem: José DalToé de Londres,

Leia mais sobre: