InternetData CenterAssinante

Pré-candidatos democratas à Casa Branca retomam campanha após debate acirrado

Bloomberg afirmou que Trump foi o vencedor do debate
Pré-candidatos democratas à Casa Branca retomam campanha após debate acirrado
Foto: afp
Por André Abreu Em 20/02/2020 às 21:45

Os pré-candidatos democratas à presidência retomaram suas campanhas nesta quinta-feira após um acalorado debate transmitido pela televisão, no qual o bilionário Michael Bloomberg, um recém-chegado à corrida pela indicação do partido por seu bom posicionamento nas pesquisas, foi recebido de forma hostil por seus adversários.

Após os golpes de quarta-feira no debate de Las Vegas, o mais acirrado até agora nesta campanha, a disputa para para definir quem desafiará a reeleição do presidente Donald Trump em novembro continua em Nevada, onde será realizada no sábado a terceira etapa para escolha do candidato final.

"O verdadeiro vencedor do debate na noite passada foi Donald Trump. Porque estou preocupado que possamos indicar alguém que não pode vencer em novembro", disse Bloomberg em Salt Lake City na quinta-feira.

"E se escolhermos um candidato que atende a uma base pequena, como o senador Sanders, será um erro fatal", acrescentou o ex-prefeito de Nova York.

Bernie Sanders, que se define como "socialista democrático", venceu a primária de New Hampshire, ficou em segundo lugar por uma margem estreita em Iowa e lidera com boa vantagem na intenção de votos entre os democratas, com 32% de apoio, de acordo com uma pesquisa do Washington Post-ABC News publicada na quarta-feira.

Oito pré-candidatos competem estado por estado pela indicação em julho, durante a convenção nacional democrata.

Mas a Bloomberg, que entrou na disputa há apenas 10 semanas e optou por ter seu nome entre os pré-candidatos nas pesquisas de opinião apenas na "Super Terça-feira" de 3 de março, quando 14 estados votam e um terço da maioria dos delegados (1.991) são definidos, agitou a interna partidária. E após investir em publicidade mais de 400 milhões de dólares, aparece em terceiro lugar nas pesquisas em todo o país.