Pfizer anuncia avanço na vacina contra o coronavírus
Empresa busca autorização de emergência

Foto: Divulgação
A fabricante de medicamentos Pfizer disse nesta quarta-feira (18) que sua vacina contra o coronavírus é 95 por cento eficaz e não apresentou efeitos colaterais graves no primeiro lote de resultados completos de testes da vacina em estágio final enquanto os casos de Covid-19 disparam em todo o mundo.
Os dados mostraram que a vacina preveniu formas leves e graves da COVID-19, disse a empresa. A vacina se apresentou 94% eficaz em adultos mais velhos, que são mais vulneráveis a desenvolver COVID-19 grave e que não respondem fortemente a alguns tipos de vacinas.
A Pfizer, que desenvolveu a vacina com a BioNTech, disse que as empresas planejam solicitar à Food and Drug Administration (FDA) uma autorização de emergência "dentro de alguns dias", aumentando as esperanças de que uma vacina eficaz em breve se torne realidade.
Os resultados dos testes - menos de um ano depois que os pesquisadores começaram a trabalhar na vacina - quebraram todos os recordes de velocidade para o desenvolvimento de vacinas, um processo que geralmente leva anos.