InternetData CenterAssinante

Oscar 2020 será entregue hoje com claros favoritos

Cerimônia será realizada em um clima de denúncia por falta de diversidade entre os indicad
Oscar 2020 será entregue hoje com claros favoritos
Foto: Swiss media
Por André Abreu Em 09/02/2020 às 16:10

"1917", "Parasita", Renee Zellweger, Joaquin Phoenix, Laura Dern, Brad Pitt: filmes e atores que aparecem como favoritos, neste domingo (9), ao Oscar, o mais importante prêmio do cinema e que encerra a temporada de premiações em Hollywood.

 

Mas, ao mesmo tempo, a cerimônia será realizada em um clima de denúncia por falta de diversidade entre os indicados, um problema que alguns acreditavam estar em processo de superação.

 

Nenhuma mulher aspira à estatueta de direção e, com exceção de Cynthia Erivo ("Harriet"), todos os atores e atrizes indicados são brancos.

 

No ano passado, por exemplo, os prêmios de atriz e ator coadjuvante foram para dois negros, Regina King e Mahershala Ali, que também é muçulmano. E o de melhor ator foi para Rami Malek, filho de imigrantes egípcios.

 

"Quando você ganha um prêmio, ele é concedido a você por um grupo de colegas. Quando olho para a Academia e a composição do corpo de votação da Academia, eles não são meus pares", disse à AFP a diretora Lulu Wang (foto), cujo filme "A Despedida" venceu no sábado o prêmio de melhor filme no Spirit Awards do cinema independente e que foi excluída do Oscar.

 

Os membros da Academia são 84% branco e 68% masculino.

 

"Se meus colegas estivessem representados no corpo eleitoral da Academia, votariam em filmes que representam suas vidas e suas histórias", acrescentou.

 

- "Universal e ampla" -

 

A cerimônia do Oscar, que começa às 17h00 (22h00 de Brasília) e não terá anfitrião, servirá para homenagear Kirk Douglas, o último grande ícone da era de ouro de Hollywood, que morreu na quarta-feira aos 103 anos, e a lenda do basquete Kobe Bryant, vencedor do Oscar, que morreu em um acidente de helicóptero em 26 de janeiro.

 

"1917", ambientado na Primeira Guerra Mundial e que acompanha dois soldados britânicos em missão, aparece nas previsões como vencedor do prêmio de melhor filme, e Sam Mendes também está entre os favoritos para levar a estatueta de direção.