InternetData CenterAssinante

O Brasil será o novo epicentro do coronavírus?

Número de mortes no Brasil subiu para mais de 6 mil
O Brasil será o novo epicentro do coronavírus?
Foto: Picture Alliance
Por André Abreu Em 03/05/2020 às 08:14

Neste domingo (3), o Brasil tem mais de 96 mil casos de coronavírus e 6,7 mil mortes. Não são números bons. Os países vizinhos, como Uruguai e Paraguai, e mesmo a Argentina, estão em situação mais confortável. 

O presidente norte-americano, enquanto fez alertas severos sobre o Brasil durante a semana, apressou-se em se aproximar da Bolívia e do Paraguai.

O presidente paraguaio Mario Abdo Benítez anunciou neste sábado que recebeu uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que doou 250 respiradores para combater a pandemia de COVID-19.

Ele agradeceu a ligação de Trump e a doação de respiradores para combater a COVID19 no Paraguai. Ele também enfatizou que a "amizade" entre os dois países "é mais forte do que nunca, e a cooperação bilateral continua a crescer em todas as áreas".

O Paraguai adotou medidas de isolamento e suspensão para eventos e aulas desde que o primeiro caso de coronavírus foi registrado em 7 de março e, na segunda-feira, começará uma redução gradual da quarentena obrigatória.

A nova etapa, denominada "quarentena inteligente" pelas autoridades de saúde, prevê um retorno ao trabalho e à atividade social em etapas, com horários de acordo com a idade, sob medidas de distância e higiene que incluem o uso de luvas e máscaras.

Na sexta-feira, havia mais de 330 casos confirmados e 10 mortes no país.

O Brasil ainda está longe da Alemanha em número de casos..Em número de mortos, Brasil e Alemanha estão na mesma faixa dos 6 mil. A Alemanha tem uma população de 83 milhões e o Brasil tem mais de 200 milhões. Sob a liderança de Merkel, o país tem sido citado como exemplo para o resto do mundo enquanto o Brasil é visto como o próximo centro da epidemia. A Alemanha tem hoje 165 mil casos de coronavírus. 

Mas em termos de estrutura hospitalar e atendimento a Alemanha parece superar a capacidade dos outros países europeus sucumbidos com a praga, como Espanha, Itália e França. Portugal parece ter adotado medidas cedo o suficiente para garantir elogios em toda a mídia internacional. 

O Brasil demonstra diariamente nas telas da TV que não estamos tão preparados como o país europeu.

É esse cenário que Trump vê da Casa Branca, mas não enxerga o próprio quintal com um número de mortes chegando a mais de 60 mil. O que Trump vê é a China, e deixa cada estado tentando resolver sua situação. Os números crescentes de mortes nos EUA não irão chegar a um final tão cedo. No mínimo em julho atingirã 100 mil mortes.   

Voltando ao caso brasileiro, o problema é que, pelo tamanho do Brasil, temos uma possibilidade de crescimento de casos muito grande. É o que avaliam autoridades dos países vizinhos. Literalmente, quanto mais longe do Brasil, melhor. 

Mas não se engane, o Reino Unido não está em uma situação confortável. São mais de 28 mil mortes e um número de casos superior à Alemanha em 20 mil. Deve ocupar o noticiário fortemente nos próximos dias. 

Enquanto isso, Trump se aproxima da Bolívia em nome de uma solidariedade democrática e a Colômibia se torna membro da OCDE..