InternetData CenterAssinante

Entenda por que as chances de Trump virar o jogo diminuíram

Biden consolidou vitória com vário fatores
Entenda por que as chances de Trump virar o jogo diminuíram
Por André Abreu Em 13/11/2020 às 12:36 - Atualizado há 3 anos

Atualização: Trump deve vencer na Carolina do Norte acrescentando 15 votos eleitorais. Trump ficaria com 232 votos. O democrata Biden, considerado presidente eleito por vários líderes mundiais, deve encerrar com 306 votos no Colégio Eleitora com a vitória na Geórgia. As projeções estãso sendo divulgadas por vários veículos de comunicação dos Estados Unidos. .

O candidato à presidência dos EUA, Joe Biden, vem consolidando vitórias em vários estados. O Arizona aponta vitória de Biden com uma margem de mais de 11 mil votos de diferença com o republicano e define assim seus votos eleitorais para o democrata: 11 ao total. Eles já eram contados nas projeções de várias agências internacionais e também nos sites de jornais respeitados nos EUA, A própria Fox News traz o resultado: 290 para Biden, 217 para Trump.

Trump conquistou o Alaska com 3 votos eleitorais. Na Geórgia, mesmo com a recontagem e com uma possiblidade remota de virada de Trump, ele ainda ficaria longe de vencer o democrata Biden no Colégio Eleitoral.

As negociações para acesso aos dados do governo durante a transição avançam apesar de entraves encontrados por Biden e a senadora Kamala Harris. Há pressão para que os dois tenham acesso aos briefings de inteligência, informações atualizadas e de segurança nacional dos EUA que são compartilhadas com o Presidente Trump e o Conselho de Segurança assim como membros do Congresso.  A Senadora Kamala Harris mantém o cargo de senadora.

A China reconheceu a vitória de Biden. Mesmo explorando opções legais, uma virada de mesa em favor de Trump não é entendida como possível por vários analistas legais dos EUA. 

Suprema Corte

Presidente Trump precisaria questionar resultados em cinco estados e ter vitórias legais que lhe possibilitassem anular um número muito grande de votos nos estados. Neste caso chegaria à Suprema Corte com um caso que lhe possiblitaria questionar a derrota. Por mais que atrapalhe a transição suas chances estãos se reduzindo.

Congresso

Se operar e ser bem-sucedido legalmente no sentido de reduzir o número de votos do Colégio Eleitoral de Biden para 269 votos, o Congresso entra em cena. A Câmara elege o presidente, o Senado escolhe o vice-presidente.

Institucionalmente se forma um clima para que se evite o que aconteceu na eleição entre Bush e Gore em 2000. Naquela ocasião se trabalhava com uma diferença de 500 votos na Flórida. Os 25 votos eleitorais do estado eram decisivos para a vitória de um ou outro candidato. Era um estado somente. A Suprema Corte parou uma nova recontagem dos votos. A contagem e a recontagem deram vitória a Bush. 

Agora as diferenças de votos eleitorais entre os dois candidatos são grandes tornando um cenário de virada de mesa praticamente impossível para Trump, que poderia em tese atrapalhar a transição até meados de dezembro.