InternetData CenterAssinante

Egito: Morre Hosni Mubarak

Ex-presidente governou com mão de ferro, mas manteve paz com Israel
Egito: Morre Hosni Mubarak
Por André Abreu Em 25/02/2020 às 09:11

O ex-chefe de Estado do Egipto Hosni Mubarak, forçado a renunciar durante a Primavera Árabe de 2011, morreu esta terça-feira aos 91 anos, noticiou a televisão estatal egípcia. Durante seu período no poder, Mubarak assinou um pacto de paz com Israel e foi considerado por Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, como o homem que forjou a paz no Oriente Médio. 

Mubarak liderou o Egipto de forma autoritária durante quase 30 anos, com a cúpula do regime a confundir-se com a sua própria família. Chegou a ser condenado a prisão perpétua em 2012 pela morte de 239 manifestantes durante a revolta de 18 dias que, no ano anterior, culminou na sua queda. Em 2017, porém, seria inocentado ao fim de uma longa batalha judicial.

Viria contudo a ser condenado em 2015, com os dois filhos, Gamal e Alaa, por crimes de corrupção e desvio de fundos públicos cometidos durante as décadas em que esteve à frente dos destinos do Egipto. Seria libertado dois anos depois por motivos de saúde.

A queda de Mubarak abriu caminho às primeiras eleições livres no Egipto, que levariam ao poder o muçulmano Mohamed Morsi. Este acabaria por ser deposto em 2013 pelo general Abdel Fattah al-Sisi, que se mantém no poder no Cairo desde então.