InternetData CenterAssinante

Começa reabertura na Itália - mais fotos

País começar reabertura gradual dos negócios
Começa reabertura na Itália - mais fotos
Foto: Mari Stela Costa
Por André Abreu Em 04/05/2020 às 10:10 - Atualizado há 3 anos

A Itália começa hoje uma reabertura gradual dos negócios. É o que se chama a fase 2 da reabertura anunciada pelo governo do país. 

Com uma queda no número de casos e no número de mortes, o país se abre lentamente com as pessoas deixando o isolamento de suas residências e voltando a circular nas ruas das cidades italianas, que estavam vazias desde o início do confinamento; É um dia que os italianos ansiavam muito por chegar. 

Quase 4,4 milhões de trabalhadores que não podem atuar em 'home office' devem retornar às obras, lojas, fábricas e escritórios, mas com a obrigação de respeitar a distância, inclusive nos transportes públicos, que devem funcionar com capacidade reduzida. O uso de máscara é obrigatório.

Os aeroportos secundários da Toscana e de Roma foram autorizados a abrir as portas, uma espécie de teste geral para organizar os controles, mas Ciampino, nas proximidades da capital, estava vazio durante a manhã.

O país, no entanto, não retomará as aulas de 8,5 milhões de estudantes, ao que parece até setembro, nem autorizará piqueniques aos fins de semana na praia. Museus, comércios varejistas e bibliotecas só devem retomar as atividades em 18 de maio. Missas e espetáculos artísticos permanecem proibidos até nova ordem.

Bares e restaurantes só podem vender comida para o cliente retirar e levar. Os certificados de deslocamento continuam obrigatórios.

A criciumense Mari Stela Costa registrou a foto nesta manhã na pequena Lodi, região de Milão.  Segundo Mari, o povo deve sair em maior número na parte da tarde.  

O tráfego aumentou na região, mas sem grandes transtornos. Estações de trem e de metrô apresentam movimentações típicas de feriados. 

Na capital Roma, o fluxo de pessoas nas estações de trem e metrô e de carros nas ruas aumentou em relação às últimas semanas, mas sem causar grandes aglomerações. A Prefeitura colocou drones para sobrevoar parques e evitar concentrações de pessoas.

Um criciumense nos enviou cenas da região da Ligúria. Veja na galeria de fotos.