InternetData CenterAssinante

Avião com 80 brasileiros deportados pousa em Confins

É o 4º voo desde outubro de 2019
Avião com 80 brasileiros deportados pousa em Confins
Foto: Polícia Federal
Por André Abreu Em 15/02/2020 às 13:00 - Atualizado há 3 meses

Um avião fretado pelo governo norte-americano pousou nessa 6ª feira (14), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. No voo, havia 80 brasileiros deportados dos Estados Unidos, sendo 40 crianças e adolescentes.

É o 4º voo com brasileiros deportados a pousar na capital de Minas Gerais. O 1º foi em outubro de 2019, com cerca de 70 passageiros. O 2º pousou em janeiro e o 3º em 7 de fevereiro, somando mais de uma centena de brasileiros.

A chegada dos aviões com brasileiros detidos tentando entrar ilegalmente nos EUA representa uma mudança na política do governo brasileiro.

Desde o início do governo Bolsonaro e seu alinhamento com o republicano Trump os documentos para deportação de brasileiros no país passaram a ser expedidos pelos consulados brasileiros nos EUA. Assim, visando uma colaboração melhor entre os dois países, o procedimento de saída de um brasileiro passou a ser facilitado pelo Brasil.

 Até 2006, o Itamaraty impedia esse trato com brasileiros irregulares no exterior. Há casos em que os deportados deixam os EUA  algemados nos pés e nas mãos seguindo medidas norte-americanas e chegam assim em solo brasileiro. 

Neste último voo, ninguém saiu algemado. 

Quanto à nova política de tratamento a brasileiros irregulares nos EUA, o futuro embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster fez sua defesa diante da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Seu nome foi aprovado para o cargo na Comissão na semana passada, resta agora a aprovação do plenário do Senado.  

*Com informações são do Portal 360, sob o comando do jornalista Fernando Rodrigues.