InternetData CenterAssinante

Semana começa com sol e calor na região Sul, mas chuva deve predominar com passagem de frente fria

Cerca de 30 milímetros de precipitação são esperados entre terça e quinta-feira
Semana começa com sol e calor na região Sul, mas chuva deve predominar com passagem de frente fria
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus/Ilustrativa
Por Thiago Hockmüller Em 15/11/2021 às 11:29

O início de semana ensolarado no Sul catarinense vai mudar a partir da tarde de terça-feira, quando uma quantidade volumosa de chuva deve cair sobre a região Sul do estado até quinta-feira. Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a mudança no clima será resultado da passagem de uma frente fria no estado, que vai derrubar as temperaturas.

A segunda-feira começou com 16°C e vai chegar a 30°C no período mais quente do dia. Já a terça-feira, ainda com sol, começa com 15°C e vai aos 33°C. “Hoje tem muito vento nordeste, a previsão é que sopre na média de 30 km/h. Na praia chega até 50 km/h. Hoje não chove, amanhã tem vento nordeste um pouco mais fraco, na média de 15 km/h, aí pode ter pancadas de chuva com trovoadas à tarde, tempestade típica de verão”, explica Sônego.

Já a partir de quarta-feira a quantidade de chuva deve aumentar com a passagem de uma frente fria. O dia começa com 18°C, mas chega aos 30°C. “Só que chove fraco pela manhã e um pouco mais forte entre a tarde e à noite pela passagem da frente fria. Quinta começa com 16°C e vai no máximo a 22°C, com chuva pela manhã. E na sexta volta a ter tempo bom, nublado mas bom tempo, começando com 15°C e indo até 23°C”, pondera.

Ainda conforme o climatologista, os modelos indicam um volume de chuva na casa dos 30 milímetros entre terça e quinta-feira. Uma quantidade considerável levando em conta que novembro é um mês de solo seco para a agricultura. “Esta chuva de terça no final da tarde e noite, quarta-feira e quinta- feira terá um bom volume. Os modelos colocam precipitação de até 30mm pela região. Novembro é um mês de atividade agrícola, de muito plantio, mas é um mês de muita evaporação de água do solo e das plantas, por isso é bom que chova, estamos com falta de chuva”, afirma.

Confira a previsão para a semana:

Segunda-feira: mínima de 16°C e máxima de 30°C - Sol.

Terça-feira: mínima de 15°C e máxima de 33°C - Chuva e trovoada no período da tarde.

Quarta-feira: mínima de 18°C e máxima de 30°C - Chuva.

Quinta-feira: mínima de 16°C e máxima de 22°C - Chuva.

Sexta-feira: mínima de 15°C e máxima de 23°C - Céu nublado.