InternetData CenterAssinante

Epagri prevê março chuvoso em Santa Catarina

Fevereiro também foi marcado por chuva, sobretudo na última semana do mês
Epagri prevê março chuvoso em Santa Catarina
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Por Redação Engeplus Em 03/03/2021 às 08:38

O mês de fevereiro terminou chuvoso, principalmente no litoral de Santa Catarina, e março não começou muito diferente. A previsão é de chuvas dentro do volume esperado para essa época do ano. Os próximos dias terão pancadas de chuva em todas as regiões do estado, com nebulosidade variável. As informações são da Epagri/Ciram.

Esta quarta-feira, dia 3, deve ser com sol entre nuvens na maioria das regiões do Estado, com condição de chuva e temporais localizados especialmente a partir da tarde. A temperatura é elevada até sexta-feira, dia 5, quando começa a diminuir, ficando mais amena no sábado. 

Fevereiro termina com quase 400 milímetros de chuva no litoral catarinense

A previsão do tempo é típica do mês em que o verão acaba e o outono inicia, no dia 20 de março. A chuva diminui no mês de abril e maio, e a média do trimestre deve ficar abaixo ou próxima da média. Em relação à temperatura, as massas de ar mais frio chegam na metade para o final do mês de março. A tendência é que ocorram bons períodos com amplitude térmica, que são os dias que começam mais frios com tardes mais quentes.

Fevereiro foi marcado por chuva, sobretudo na última semana do mês. O volume de água quase atingiu a marca de 400 milímetros, bem acima do esperado para essa época do ano. A chuva persistente esteve associada a um cavado (área de baixa pressão próximo ao litoral de SP) que se estendeu até o litoral de SC e combinada a um sistema de alta pressão. Esses fatores mantiveram o fluxo de umidade vinda do mar para o litoral catarinense.

Leia mais sobre: