InternetData CenterAssinante

Baixas temperaturas podem causar prejuízos nos cultivos

Amanhecer de quarta, quinta e sexta pode registrar -2 ºC em alguns locais da região Sul
Baixas temperaturas podem causar prejuízos nos cultivos
Foto: Aires Mariga/Epagri
Por Jessica Rosso Em 26/07/2021 às 17:51

O Litoral Sul do Brasil deverá registrar temperaturas negativas e geadas generalizadas nos próximos dias, e a chegada do frio intenso pode trazer prejuízos para a agricultura. Conforme o meteorologista Márcio Sônego, o amanhecer de quarta, quinta e sexta-feira, dias 28, 29, 30, pode registrar -2 ºC em alguns locais de Criciúma e região. Um frio tão rigoroso foi registrado no ano 2000, quando houve quase perda total nos bananais. Na época a temperatura chegou a -3ºC.

"Os bananais são as plantações mais vulneráveis ao frio, mais expostas, e sem muito o que fazer, a não ser ensacar os cachos de banana para evitar escurecimento da casca quando madura e depreciar o visual da fruta. As folhas podem ser 'queimadas' pela geada e, em certos casos, pode se perder até mesmo plantas inteiras", explica o meteorologista.

O maracujazeiro ainda não foi plantado, portanto as mudas estão abrigadas. Já a pitaya pode sofrer com queimaduras da parte verde/aérea, e para isto pode-se colocar lona plástica para evitar a geada. O fumo pequeno no campo pode ter algum 'sapeco' das folhas novas, mas depois se recupera. Quem tem criações de animais deve proteger, recolhendo os filhotes para o abrigo para evitar o frio da noite e o frio do vento.