InternetData CenterAssinante

Verão se despede registrando pouca chuva na região

Em março, só choveu 13 mm, enquanto a média histórica é de 160
Verão se despede registrando pouca chuva na região
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 19/03/2020 às 18:54

A falta de chuva e o predomínio do bom tempo foram a cara do Verão no Sul catarinense. A estação se despede nos primeiros minutos desta sexta-feira, dia 20, dando espaço para a chegada do Outono, que começa oficialmente a 0h50.

De acordo com dados do climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, em janeiro, Criciúma teve temperatura média de 24,5ºC, dentro dos dados históricos de 24,4ºC, situação semelhante a dos meses de fevereiro e março, que tiveram média iguais de 23,9ºC (históricas de 24,5ºC e 23ºC, respectivamente). Quanto a chuva, apenas em janeiro ficou tudo dentro da média, com 164 mm. Já em fevereiro e março, choveu somente 87 e 13 mm (médias históricas de 210 e 160 mm), respectivamente.

“O verão predominou o bom tempo”, pontuou Sônego. “O que me chamou a atenção foi a falta de chuva e a predominância de bom tempo, ainda assim, sem muitos temporais, nem calor exorbitante”, acrescentou o climatologista, que observou problemas em culturas das bananas e maracujás.

Segundo Sônego, o outono é caracterizado por noites frias, tardes quentes e pouca chuva. "Não vai ser diferente neste ano, já que abril promete mais chuva e depois a chuva escasseia em maio e junho”, antecipou Sônego. 

Leia mais sobre: