InternetData CenterAssinante

Chuva prevista para as próximas horas ajuda, mas não resolve problema da estiagem da região

Entre a sexta-feira e o sábado, deve chover apenas 16% do que é preciso para amenizar seca
Chuva prevista para as próximas horas ajuda, mas não resolve problema da estiagem da região
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 21/05/2020 às 15:37

A climatologia aponta chuva para o Sul de Santa Catarina entre a madrugada desta sexta-feira, dia 22, e o próximo sábado, dia 23. A quantidade de água prevista para cair sobre a região é de 15 milímetros no acumulado dos dias. A quantidade ajuda a amenizar os impactos da seca, mas não resolve o problema da estiagem que atinge o Estado.

“A chuva chega amanhã de madrugada, fica durante a sexta-feira e avança um pouco no sábado. O total previsto é de 15 milímetros. Ajuda bastante a agricultura, as pastagens, os jardins. O pessoal está esperando, por exemplo, para transplantar o fumo, que chova para molhar bem a terra”, afirmou o climatologista da Epagri, Márcio Sônego.

A quantidade de chuva para os próximos dois dias é apenas 16% do que seria necessário para, de fato, solucionar o problema da estiagem. “A primeira camada do solo arável, pelo menos uns dez centímetros, deve molhar bem. Mas a necessidade de chuva passa dos 90 milímetros. Vai chover 15 milímetros, então ainda vai faltar 75 milímetros para molhar totalmente o solo e sobrar água para o lençol freático, rios e açudes. A quantidade que vem é boa para a agricultura a curto prazo. Porque depois vai ter chuva somente no outro fim de semana”, acrescentou Sônego.