InternetData CenterAssinante

Vento nordeste chega a 70km/h no Balneário Arroio do Silva

Defesa Civil monitora formação de ciclone extratopical
Vento nordeste chega a 70km/h no Balneário Arroio do Silva
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 13/11/2019 às 17:24 - Atualizado há 3 semanas

O vento nordeste atinge a região Sul nesta quarta-feira, dia 13. O fenômeno foi registrado em Balneário Arroio do Silva, soprando 70km/h por volta das 15 horas. Em Jaguaruna, os ventos fortes foram de 61km/h e em Tubarão, 54 km/h. De acordo com o climatologista Márcio Sônego, o vento forte pode acontecer nas próximas horas e deve se repetir na próxima sexta-feira, dia 15, só que na direção Sul-Sudeste.

Ainda conforme Sônego, os fortes ventos na região podem causar queda de galhos de árvores, que podem bater em rede elétrica, causando quedas de energia; queda de outdoors. A previsão é de que na noite de quinta para sexta-feira o mar cresça, com previsão de ressaca.  

Documento que circula nas redes sociais

Uma nota emitida pela Defesa Civil circulou nas redes sociais nesta quarta-feira. A nota é um comunicado interno entre a Defesa Civil de Içara e as secretarias do município e faz referência a um alerta para formação de um ciclone extratropical na região. A reportagem entrou em contato por volta das 16 horas com a Defesa Civil de Içara, que informou que está monitorando a situação, e que o evento está indo para o Oeste. 

Confira a nota oficial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma: 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma informa que as recentes informações propagadas em redes sociais, sobre um possível ciclone extratropical em Criciúma, são inverídicas. O órgão da Administração Municipal explica que entre esta quarta-feira (13) e sexta-feira (15), um ciclone extratropical se forma na região Sul do Brasil e há condições para vendavais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra para municípios localizados na região Oeste catarinense.

Em Criciúma, a previsão da Compdec indica que as rajadas de vento podem atingir mais de 60 km/h nesta quinta-feira. O município também poderá acumular de 40 a 60 mm de chuva durante a passagem do sistema.

A Compdec de Criciúma recomenda que a população acompanhe as atualizações da previsão na página da Defesa Civil de Santa Catarina e nas redes sociais da Defesa Civil, em função das alterações na posição do sistema. Em casos de emergência, a Defesa Civil de Criciúma está disponível através do telefone 199. Mais informações podem ser obtidas no site www.criciuma.sc.gov.br/defesacivil.

 

Confira o que diz o boletim da Epagri/Ciram: