InternetData CenterAssinante

Região Sul em alerta para ventos fortes nesta quinta-feira

Epagri/Ciram e Marinha do Brasil emitem nota sobre possibilidade de temporal
Região Sul em alerta para ventos fortes nesta quinta-feira
Foto: Arquivo
Por Heitor Carvalho Em 02/01/2019 às 17:00

Os moradores de Criciúma e região devem se preparar para a chegada de ventos fortes nesta próxima quinta-feira, dia 3. A Epagri/Ciram e a Marinha do Brasil emitiram um alerta sobre a possibilidade de temporal.

De acordo com o climatologista da Epagri/CIRAM, Márcio Sonêgo, os termômetros em Criciúma chegaram na casa dos 38ºC no dia de hoje. "Amanhã deve fazer ainda mais calor, chegando até os 40ºC", destaca. Segundo o climatologista, o vento forte é consequência de uma frente fria que se desloca para Santa Catarina.

Apesar do alerta para a Região Sul - que no último mês de dezembro sofreu com um temporal -, o Estado todo deve ficar em alerta. A previsão é de pancadas de chuva com raios e alto risco de temporais localizados, com rajadas de vento de 60 a 90 km/h e granizo.

Para situações como essas, a Defesa Civil traz recomendações:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.