InternetData CenterAssinante

Primavera: estação começa na segunda-feira e promete temperaturas acima da média climatológica

A estação começa no dia 23 de setembro e termina em 22 de dezembro
Primavera: estação começa na segunda-feira e promete temperaturas acima da média climatológica
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 21/09/2019 às 16:36

O inverno está chegando ao fim. Nesta segunda-feira, dia 23, às 4h50, começa a primavera. A nova estação é uma das épocas mais chuvosas do ano, porém em 2019 será diferente. É o que aponta a Epagri/Ciram. Além disso, a temperatura deve ficar acima da média climatológica, com períodos mais aquecidos a partir de outubro.

De acordo com o climatologista Márcio Sônego, o inverno de 2019 foi seco em Santa Catarina, com influência de bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no Estado. “O frio chegou atrasado, com registro da primeira onda de frio no início de julho e a segunda também intensa, porém menos duradoura, em agosto, ambas com registro de temperatura negativa em boa parte do Estado e neve na Serra Catarinense”, comenta. 

Segundo Sônego, o primeiro dia da primavera faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração de horas, pois os dois hemisféricos da Terra encontrem-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. “Percebe-se que há um aumento de quase 6°C nas temperaturas do começo ao final da primavera, passando de uma média de 17,1°C para 22,8°C. A primavera é a estação dos ventos mais constantes da direção Nordeste (NE), ao que chama-se de 'Nordestão', em especial nas praias. É estação com maior risco de granizo na região”, explica. 

Ainda de acordo com o climatologista, a primavera tem noites mais frias e tardes mais quentes a partir de novembro. Confira as previsões para os próximos meses: 

Setembro: temperatura média 17,1°C; temperatura máxima média 24,0°C; Temperatura mínima média 11,9 °C; chuvas de 129 mm;

Outubro: temperatura média 19,2; temperatura máxima média 25,7°C; temperatura mínima média 13,6 °C; chuva 133 mm;

Novembro: temperatura média 21,1°C; temperatura máxima média 28,0°C; temperatura mínima média 15,6°C; chuva 128 mm;

Dezembro: temperatura média 22,8°C; temperatura máxima média 29,6°C;  temperatura mínima média 17,3°C; chuva 159 mm.