InternetData CenterAssinante

Mês de março terá temperaturas altas

A partir de maio as massas de ar frio, no Sul do Brasil, são mais abrangentes
Mês de março terá temperaturas altas
Foto: Rafaela Custódio
Por Jessica Rosso Em 27/02/2019 às 14:44

No trimestre a temperatura estará próxima a acima da média climatológica, na maior parte de Santa Catarina. O mês de março começa com temperatura de verão. As primeiras massas de ar frio começam a chegar com menos intensidade no fim de março e em abril, devido ao fenômeno El Niño. A previsão foi divulgada na tarde desta quarta-feira, dia 27, pela Defesa Civil.

A partir de maio as massas de ar frio, no Sul do Brasil, são mais abrangentes e podem trazer maior chance de geada ampla em Santa Catarina. 

O que se espera para época do ano

Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui em relação aos meses anteriores.

A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e no Planalto, e de 160 a 200 mm nas outras regiões. Nos meses de abril e maio a média mensal de chuva fica em torno de 100 mm a 170 mm, no Estado.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.