InternetData CenterAssinante

Eclipse solar poderá ser visto parcialmente em Santa Catarina

No Estado, o fenômeno parcialmente pode ser visto pela última vez em 2017
Eclipse solar poderá ser visto parcialmente em Santa Catarina
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 01/07/2019 às 17:58

Um eclipse solar total poderá ser visto da Argentina e do Chile nesta terça-feira, dia 2. Mas, quem estiver em Santa Catarina também poderá prestigiar o fenômeno só que parcialmente. Segundo o doutor em física e coordenador do projeto Astro e Física no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Marcelo Girardi Schappo não há muita expectativa por conta do mau tempo.

"Acho que vai ser complicado, mas aproveitando o gancho, apesar dos eclipses não serem tão raros, as pessoas devem aproveitar o momento, porque raro é ter tempo bom aqui em Florianópolis", brincou. Em média acontecem dois eclipses ao ano.

De acordo com Shappo o último eclipse total em Santa Catarina aconteceu em 1994. Ainda conforme o doutor em física os eclipses são eventos de alinhamento astronômico. "A lua fica no meio do caminho entre o sol e a terra". O fenômeno parcialmente poderá ser visto em Santa Catarina por cerca de meia hora. "O sol poderá iniciar entre 16h50 e 16h55, mas diferente dos outros países, só conseguiremos ver até o pôr do sol", disse em entrevista na Rádio Eldorado.

Cuidados com a observação

A forma correta de proteger os olhos para observar o fenômeno é utilizando o vidro de soldador, que pode ser encontrado no valor aproximado de R$3. Não deve ser utilizado binócolo, telescópico, ou outro tipo de equipamento de observação como estes. "É perigoso, pode ficar cego", alertou o doutor em física. A intensidade da luz do sol, segundo ele, é muito grande e pode causar danos à visão. 

A Nasa fará a transmissão ao vivo, em Inglês e Espanhol, do eclipse solar por meio do link: https://go.nasa.gov/2NqbXkr.

Leia mais sobre: