InternetData CenterAssinante

Defesa Civil aleta para notícias falsas sobre furacão e onda de calor

Falsas informações estão circulando pelas redes sociais e WhatsApp
Defesa Civil aleta para notícias falsas sobre furacão e onda de calor
Foto: Divulgação
Por Heitor Carvalho Em 01/02/2019 às 14:38

Em Santa Catarina, o Governo do Estado divulgou através da Secretaria de Estado da Defesa Civil duas notas esclarecendo sobre falsas informações referentes a um possível furacão e também uma onda de calor no Estado, que estão circulando pelas redes sociais e WhatsApp. Confira as notas oficiais na íntegra:

Nota: Falso furacão

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, esclarece que não existe alerta de furacão para o litoral catarinense. A falsa afirmação está sendo disseminada por áudios através de redes sociais e grupos de WhatsApp.

A tendência é de mudança do tempo apenas no fim de semana devido a passagem de uma frente fria e posteriormente uma massa de ar mais frio.

Informações falsas e sem procedência tem apenas o objetivo de desinformar e gerar pânico na população.

É importante destacar que informações e alertas  confiáveis estão disponíveis nos sites do Governo do Estado, EPAGRI CIRAM e DEFESA CIVIL. 

Da mesma forma está disponível o serviço gratuito de alertas via SMS. Para isso basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo o CEP do local que deseja receber os alertas.

A Defesa Civil de Santa Catarina permanece à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Se é fake nao é news!

Nota: Falsa onda de calor

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, esclarece que informações sobre uma intensa onda de calor no mês de fevereiro são falsas. 

Ou seja, O Instituto Nacional de Meteorologia  e os institutos de meteorologia do Chile não emitiram alerta para suposta onda de calor.

Reforçamos que trata-se de notícia falsa que vem circulando desde o início do ano. 

A previsão climática para fevereiro, realizada pela Epagri/Ciram, indica que o verão deve seguir com temperatura acima da média climatológica em todas as regiões de Santa Catarina. Em fevereiro a temperatura deve permanecer alta no estado, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos. 

Entretanto, não há como prever se fevereiro será o mais quente da história das previsões. 

A Defesa Civil permanece à disposição para esclarecer qualquer dúvida. 

Se é Fake não é News!