InternetData CenterAssinante

Chuvas na região Sul estão abaixo do esperado para o mês de agosto, diz climatologista

Não há previsão de chuva significativa para os próximos dias
Chuvas na região Sul estão abaixo do esperado para o mês de agosto, diz climatologista
Foto: Amanda Ludwig / Arquivo Engeplus | Ilustrativa
Por Rafaela Custódio Em 21/08/2019 às 09:17

Agosto tem sido um mês seco na região Sul de Santa Catarina. A média de chuva está em 100 milímetros, porém, em algumas estações não choveu nem 15 milímetros. Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego não há previsão de chuva para os próximos dias. 

“A pouca chuva começou em junho, mas julho choveu dentro da normalidade, pouco mais de 100 milímetros. Porém, neste mês, em algumas estações não choveu nem 15 milímetros, enquanto a média é de 100 milímetros”, explica Sônego. 

Ainda de acordo Sônego, a falta de chuva tem prejudicado o solo. “A seca é principalmente na região entre BR-101 e praia. No interior, ainda possui uma umidade no solo, mas já se sente uma incidência de doença mal-do-Panamá nos bananais por causa da seca. Não há previsão de chuva significativa para as próximas semanas”, pontua. 

Sônego alerta que produtores precisam de cuidados com as plantações. “Quem está realizando plantios de maracujá, fumo ou eucalipto tem que se assegurar de por água, pois até setembro não terá chuva forte em nossa região”, finaliza.

Leia mais sobre: