InternetData CenterAssinante

Chuva intensa chega à Santa Catarina

Instituto Nacional de Meteorologia fez alerta amarelo para três estados nesta terça-feira
Chuva intensa chega à Santa Catarina
Foto: Defesa Civil/ Içara
Por Jessica Rosso Em 19/02/2019 às 19:17

Pouco antes das 16 horas, as nuves escuras chegaram em Criciúma trazendo chuva intensa e trovoadas. Em alguns municípios vizinhos, como Içara, moradores registraram queda de granizo e chuva forte.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Içara, Nestor Brunel, o município sofreu com alagamentos. Os bairros mais afetados foram:Jaqueline, Liri, Tereza Cristina, Jussara e Vila Nova 2. A área central da cidade também foi atingida, e na SC-445, em frente à revenda de automóveis Santinho (apenas referência). Nestas localidades, a água da chuva entrou em três casas, sendo estes os casos mais graves. Neste momento, a equipe da Defesa Civil está retornando dos bairros para contabilizar os prejuízos.

De acordo com o climatologista da Epagri/Ciram Márcio Sônego, em Criciúma choveu 40 mm em pouco mais de uma hora. A chuva de 30 mm/h é considerada muito intensa, com potencial para causar alagamentos. Ainda há pancada de chuva prevista até às 21 horas desta terça. Criciuma fez hoje calor de 34,5 à sombra, às 15 horas. Segundo a Defesa Civil de Criciúma, a chuva desta tarde não gerou ocorrências no município.

O Instituto Nacional de Meteorologia fez um alerta no início desta terça-feira, da 19, sobre chuvas intensas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As ações recomendadas são: 

* Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). 
* Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia mais sobre: