InternetData CenterAssinante

Semana de calor na Região Carbonífera, mas com alerta para temporal na quinta-feira

Na madrugada desta segunda-feira, uma pequena precipitação foi registrada em Criciúma
Semana de calor na Região Carbonífera, mas com alerta para temporal na quinta-feira
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 09/12/2019 às 09:32

A segunda semana de dezembro será quente na Região Carbonífera, com temperaturas entre 18°C e 37°C. Apesar do início nublado nesta segunda-feira, dia 9, o tempo deve abrir nas próximas horas alcançando a temperatura de 31°C no período da tarde. 

Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, o pico de calor acontece na quinta-feira, dia 12, quando os termômetros devem registrar 37ºC em Criciúma. E esta combinação aliada a chegada de uma frente fria deve causar temporais localizados no Estado catarinense, com previsão de trovoadas. Também não está descartada queda de granizo. 

“A situação anterior a frente fria sempre é de muito calor. Neste dezembro, deve predominar tempo aberto, com céu claro. Podemos ter temporais localizados com granizo por toda Santa Catarina”, alerta Sônego. 

Na madrugada desta segunda-feira, dia 9, teve uma pequena precipitação em Criciúma, com 0,2 milímetros de chuva. Segundo Sônego, este será o cenário para o mês, que seguirá seco pelo menos até o dia 15, quando ocorrem precipitações maiores.  

Confira a previsão do tempo para a semana: 

Segunda-feira: mínima de 21ºC e máxima de 31ºC - dia começou nublado, mas sol predomina à tarde 

Terça-feira: mínima de 18ºC e máxima de 32ºC - tempo aberto e calor 

Quarta-feira: mínima de 18ºC e máxima de 33°C - tempo aberto e calor 

Quinta-feira: mínima de 21°C e máxima de 37°C - tempo aberto durante a manhã, mas previsão de temporal no período da tarde 

Sexta-feira: mínima de 18ºC e máxima de 28°C - tempo aberto