navegue nos blocos da capa

Clima

Santa Catarina

Sol volta a aparecer, mas segue alerta de deslizamentos

Fim de semana será de sol entre nuvens e pancadas de chuva na região Sul

12
JAN
2018
| 12h42
12h42
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Julio Botellho

Nesta sexta-feira, o sol voltou a aparecer em Santa Catarina. A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica sol com mais nuvens no Litoral. À tarde e noite, existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva típicas de verão, especialmente no Litoral e áreas próximas.

A temperatura estará em elevação, mais alta no Oeste. O vento sopra de noroeste com variação para sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Para o sábado e domingo, a previsão é de sol com algumas nuvens e pancadas de chuva de verão entre a tarde e noite. A temperatura estará alta em todo Estado.

Sul do Estado

No sábado, a previsão aponta mínima de 22 graus e máxima de 32 graus. O dia deve amanhecer com sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e a noite. No domingo a mínima prevista é de 22 graus e a máxima de 34 graus, com sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Alerta para risco de deslizamentos

Mesmo com a previsão de sol, a Defesa Civil mantém o alerta para o risco de deslizamentos de encostas, já que foi grande o volume de chuva nos últimos dias. “O solo ainda está muito encharcado. Com a permanência do tempo mais seco é que vamos extinguindo este alerta. Pedimos para que a população fique atenta a qualquer situação que represente perigo, principalmente as que residem em áreas de risco e qualquer problema entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, alerta o secretário-adjunto da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza.

Ocorrências

Devido às chuvas que atingiram o Estado, 21 municípios registraram ocorrências, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 7 horas desta sexta-feira.

As ocorrências como alagamento e deslizamentos de terra foram registrados nos seguintes municípios: Lauro Müller, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Tijucas, Palhoça e Canoinhas.

Os dados da Defesa Civil apontam 1.710 desalojados, 155 desabrigados, 3.751 afetados, 937 residências atingidas, dois mortos, um ferido e dois desaparecidos.

Maiores acumulados nas últimas 12 horas:

Itapoá - 36 mm
Pomerode - 36 mm
Ituporanga - 36 mm
Benedito Novo 32 mm
Itapoá - 29 mm
Barra Velha e Luis Alves 28 mm
Florianópolis - 26 mm
São João do Itaperiú - 26 mm
Joiniville - 25 mm
Timbó e Rio do Campo 23 mm

Maiores acumulados nas últimas 24 horas:

Florianópolis 91 mm
Tijucas - 63 mm
Balneário Piçarras - 58 mm
Jaraguá do Sul e Guaramirim - 56 mm
Balneário Barra do Sul - 55 mm
Pomerode - 52 mm
Brusque - 51 mm
Rancho Queimado - 50 mm
Anitápolis 48 mm
Ituporanga - 42 mm
Tubarão e Canoinhas - 36 mm

Se precisar de ajuda, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar no 193.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Vindima Goethe começa nesta sexta-feiraCriciúma ganha nova opção gastronômicaEduardo Pinho Moreira autoriza revitalização da SC-445Estudantes devem realizar recadastramento do CriciumacardAcidente é registrado na BR-28510ª Vindima Goethe: Circuito das Artes é mais um atrativo