InternetData CenterAssinante

Defesa Civil emite aviso de temporais com granizo, especialmente para o Sul do Estado

Descargas elétricas, ventos de mais 60 quilômetros e granizo estão previstos para região
Por Bárbara Barbosa Em 01/10/2018 às 08:25

A Defesa Civil de Santa Catarina emitu na manhã desta segunda-feira, dia 1, um alerta para pancadas de chuva com descargas elétricas que devem atingir o Estado no início da tarde de hoje. Há risco também de de temporais com rajadas de vento acima de 60 quilômetros por hora e granizo, especialmente no período da tarde. Os temporais se estendem até a madrugada de terça-feira. A metereologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, aponta que o sistema está se formando por conta de frente fria que avança pelo litoral do Estado. 

Cuidados

A Defesa Civil alerta para os cuidados que as pessoas devem ter no período. O ideal, segundo a entidade, é proteger-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Caso não se encontre tal abrigo, é necessário agachar-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Ainda conforme o órgão, se estiver na praia, não fique na água. Em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos e não use o telefone. Além de ficar longe das janelas e é importante lembrar que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.