InternetData CenterAssinante

Clima em outubro já recebe influência do fenômeno El Niño

Temperaturas amenas, chuva e início do plantio nas lavouras caracterizam o mês
Clima em outubro já recebe influência do fenômeno El Niño
Foto: Bárbara Barbosa
Por Bárbara Barbosa Em 02/10/2018 às 11:51

Outubro chegou com instabilidade no tempo em Criciúma e região. Apesar do início de mês marcado por pancadas de chuva e alerta da Defesa Civil para risco de granizo e descargas elétricas, outubro é caracterizado pela recuperação nas temperaturas em comparação ao inverno. Para 2018, a Epagri/Ciram indica chuvas mais frequentes devido a influência do fenômeno El Niño que deve retornar na primavera/verão. Além disso, o mês promete ser mais nublado do que o normal, com temperaturas amenas e poucos dias de calor intenso.

 

Temperaturas e precipitações

A temperatura média é 19 graus, acima dos 14 graus de junho e julho. As tardes são quentes, em torno de 26 graus. Já as noites podem ser frias, com média de 14 graus. O índice de chuvas é quase igual ao de agosto e setembro, com média de 133 milímetros. De acordo com a entidade, historicamente esse é o mês em que o sol mais brilha sobre o litoral Sul de Santa Catarina, com média de 178 horas, um pouco acima até mesmo de janeiro que tem média de 175 horas.

Crescimento na vegetação e lavouras

A combinação de calor, chuvas e sol marca também o início de plantio e crescimento das lavouras de mandioca, aipim, milho, feijão, banana, maracujá.  No geral, é época do crescimento de vegetações naturais em jardins, praças ou lavouras e também nos plantios agrícolas. Outubro também caracteriza o período dos plantios da nova safra de arroz que cobrem 90 mil hectares, a maior área de lavouras do litoral Sul catarinense. 

A produção de bananas, uvas, pêssego, ameixa e hortaliças em geral também requer cuidados. Por conta da umidade nas lavouras os produtores precisarão de maiores cuidados no controle das doenças fúngicas.

Anúncio