Clima

Criciúma

Cigerd será inaugurado na próxima sexta-feira

Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres irá interligar o Estado

10
MAI
2018
| 14h30
14h30
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil e Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR), inaugura na próxima sexta-feira, 11, às 15 horas, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Criciúma, instalado na rodovia SC 443, km 1, bairro Próspera, anexo à ADR. O centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto suficiente, capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil.

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR) que cedeu o terreno. O novo espaço oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios. A ideia do Centro regional é justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios e preparando estes, o que já é feito, mas agora com uma estrutura referência que facilita ainda mais este processo.

Segundo o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para a população da Região. "O objetivo é interligar todo o Estado, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises", ressaltou. Para o secretário executivo da ADR Criciúma, João Fabris “a estrutura é moderna e vai atender de forma rápida e eficaz toda a região durante a gestão de crise e ações de prevenção durante a normalidade”. O Cigerd de Criciúma será gerenciado pelo policial civil Rosinei da Silveira, que já responde pela coordenação regional de Defesa Civil.

O CIGERD Regional de Criciúma atende os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Sideropolis, Treviso e Urusanga. A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional Criciúma, todos serão interligados com a base em Florianópolis.

Colaboração: Assessoria de Imprensa - 20ª Agência de Desenvolvimento Regional  

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento Atletismo reúne cerca de 200 estudantes na pista da Unesc e encerra JescFuncionária de laboratório criciumense fez parte de esquema de falsificação'Não saí de minha empresa para ser coadjuvante', Flavio Rocha em CriciúmaA Bela e a Fera no palco do Teatro Elias Angeloni, em Criciúma