navegue nos blocos da capa

Clima

Criciúma e região

Sensação térmica pode chegar a 50 graus nos próximos dias

Dias de calor duram pelo menos mais dez dias no sul catarinense

16
FEV
2017
| 11h23
11h23
Amanda Garcia Ludwig
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Amanda Garcia Ludwig

Os próximos dias serão bastante quentes no sul de Santa Catarina. A sensação térmica pode chegar a 50 graus de sexta-feira a domingo. As informações são do climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego. “A temperatura máxima chegará a 38 graus no sábado. Isso em conjunto com a umidade do ar trará a sensação térmica alta”, explica.

Até o momento, a temperatura mais alta do Verão em Criciúma e região foi registrada no dia 26 de dezembro, quando os termômetros marcaram 38,4 graus. Em janeiro, a segunda maior do verão: 37,0 no dia 4.

No período de 1 de dezembro de 2016 a 15 de fevereiro de 2014 foram registrados 55 dias com a temperatura máxima acima dos 30 graus, e 10 dias com a máxima acima dos 35 graus. A onda de calor mais severa aconteceu em 2014, quando foram 17 dias consecutivos com temperaturas acima de 35 graus, entre os dias 27/01/14 a 12/02/14. No dia 07/02/2014 fez 40,3 graus em Criciúma. O maior valor foi 43,8' graus no dia 25/12/2012.

Nessa quarta-feira, pouco antes da chuva chegar, os termômetros registravam 36 graus, a 5ª temperatura mais alta da estação. “Durante a chuva, a temperatura caiu para 26 graus, mas, ainda assim, o clima continuou abafado. As chuvas de verão são assim, logo depois que acabam, a temperatura volta a subir”, destaca Sônego.

O que tem chamado a atenção, no entanto, tem sido a sequência de dias quentes: até o momento são oito dias com temperaturas máximas acima de 30 graus. Isso deve durar pelo menos até o próximo sábado. “Será uma onda de calor de pelo menos 17 dias, que começou no dia 9 de fevereiro. Podemos esperar que o sábado talvez bata a temperatura mais alta da estação”, afirma o climatologista.

Máximas esperadas a partir de amanhã

Sexta-feira: 37 graus

Sábado: 38 graus

Domingo: 35 graus

Segunda-feira: 34 graus

Chuvas de Verão

O cenário é típico para a chegada das chuvas de verão durante as tardes. Elas geralmente acontecem entre as 14 e as 20 horas. “Normalmente um grande volume de água cai em um curto espaço de tempo, o que pode ocasionar enchentes relâmpago”, diz Sônego.

Nessa quarta-feira, foram registrados 32 milímetros de chuva no bairro Sangão, em Criciúma, e 74 mm em Urussanga, entre 17 e 20 horas.

Ano mais quente

A perspectiva é que 2017 seja um ano mais quente que o anterior no sul catarinense. Isso porque o sistema meteorológico acusa a volta do fenômeno El Niño em maio, o que normalmente faz com que o Inverno e a Primavera sejam mais quentes que o normal. “A chuva é esperada dentro da normalidade ao longo do ano”, relata Sônego.

Clima em tempo real

Créditos: Portal SATC

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Câmara x Prefeitura: É paz e amor ou não é?Impressões em 60 minutos - Hyundai Creta Prestige – 2017Um paraíso chamado Farol da SolidãoA promessa de um adversário complicadoFormaturas neste dia 20/02Mais de dois mil enfrentam o calor para ver o Tigre