navegue nos blocos da capa

Clima

Criciúma e região

Sensação térmica pode chegar a 50 graus nos próximos dias

Dias de calor duram pelo menos mais dez dias no sul catarinense

16
FEV
2017
| 11h23
11h23
Amanda Garcia Ludwig
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Amanda Garcia Ludwig

Os próximos dias serão bastante quentes no sul de Santa Catarina. A sensação térmica pode chegar a 50 graus de sexta-feira a domingo. As informações são do climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego. “A temperatura máxima chegará a 38 graus no sábado. Isso em conjunto com a umidade do ar trará a sensação térmica alta”, explica.

Até o momento, a temperatura mais alta do Verão em Criciúma e região foi registrada no dia 26 de dezembro, quando os termômetros marcaram 38,4 graus. Em janeiro, a segunda maior do verão: 37,0 no dia 4.

No período de 1 de dezembro de 2016 a 15 de fevereiro de 2014 foram registrados 55 dias com a temperatura máxima acima dos 30 graus, e 10 dias com a máxima acima dos 35 graus. A onda de calor mais severa aconteceu em 2014, quando foram 17 dias consecutivos com temperaturas acima de 35 graus, entre os dias 27/01/14 a 12/02/14. No dia 07/02/2014 fez 40,3 graus em Criciúma. O maior valor foi 43,8' graus no dia 25/12/2012.

Nessa quarta-feira, pouco antes da chuva chegar, os termômetros registravam 36 graus, a 5ª temperatura mais alta da estação. “Durante a chuva, a temperatura caiu para 26 graus, mas, ainda assim, o clima continuou abafado. As chuvas de verão são assim, logo depois que acabam, a temperatura volta a subir”, destaca Sônego.

O que tem chamado a atenção, no entanto, tem sido a sequência de dias quentes: até o momento são oito dias com temperaturas máximas acima de 30 graus. Isso deve durar pelo menos até o próximo sábado. “Será uma onda de calor de pelo menos 17 dias, que começou no dia 9 de fevereiro. Podemos esperar que o sábado talvez bata a temperatura mais alta da estação”, afirma o climatologista.

Máximas esperadas a partir de amanhã

Sexta-feira: 37 graus

Sábado: 38 graus

Domingo: 35 graus

Segunda-feira: 34 graus

Chuvas de Verão

O cenário é típico para a chegada das chuvas de verão durante as tardes. Elas geralmente acontecem entre as 14 e as 20 horas. “Normalmente um grande volume de água cai em um curto espaço de tempo, o que pode ocasionar enchentes relâmpago”, diz Sônego.

Nessa quarta-feira, foram registrados 32 milímetros de chuva no bairro Sangão, em Criciúma, e 74 mm em Urussanga, entre 17 e 20 horas.

Ano mais quente

A perspectiva é que 2017 seja um ano mais quente que o anterior no sul catarinense. Isso porque o sistema meteorológico acusa a volta do fenômeno El Niño em maio, o que normalmente faz com que o Inverno e a Primavera sejam mais quentes que o normal. “A chuva é esperada dentro da normalidade ao longo do ano”, relata Sônego.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Rio Maina celebra Santo Agostinho e Santa MônicaIdosos são retirados de residência em chamas Trabalhador é socorrido após cair de quatro metros de alturaAniversariantes neste dia 18/08Caminhão é recuperado através de rastreamento via satéliteDupla campeã da Copa do Brasil visita o Majestoso