InternetData CenterAssinante

Último dia de inverno com sol e temperaturas de até 35 graus

Último dia de inverno com sol e temperaturas de até 35 graus
Foto: James Tavares/Secom
Por Douglas Saviato Em 21/09/2017 às 08:28

Para esta quinta-feira, dia 21, a previsão da Epagri/Ciram indica sol em todas as regiões, com nevoeiro no início do dia e menor nebulosidade no Oeste. A temperatura segue elevada em todas as regiões, com máximas chegando aos 35 graus. O vento sopra de Nordeste a Norte, fraco a moderado e com rajadas mais intensas no Litoral.

Para o primeiro dia da primavera, sexta-feira, dia 22, a previsão é de sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Há condição de chuva fraca à noite no Sul do Estado. A temperatura diminui um pouco em relação aos dias anteriores. O vento soprará de Nordeste a Noroeste, fraco a moderado e com rajadas mais intensas do Oeste ao Sul.

Para o sábado, a previsão é de tempo encoberto, com chuva fraca do Oeste ao Sul, devido à aproximação de uma frente fria do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e chuva fraca à noite. A temperatura estará amena. O vento soprará de Noroeste a Sudeste.

Situação dos rios

Uma das preocupações com a falta de chuva são os níveis dos rios em Santa Catarina. O pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, informou que há rios com os níveis de água extremamente baixos. “A chuva prevista para os próximos dias não será suficiente para suprir o déficit hídrico das bacias hidrográficas”, informou.

Os municípios com rios em estado de emergência são: de Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, São João Batista, Orleans, São Martinho, Passos Maia, Rio das Antas, Camboriú e Tangará. Também há cidades com rios em situação de alerta: Otacílio Costa, Canoinhas, Salete, Taió, Timbó, Tubarão, São Carlos, Joaçaba, Concórdia e Rio Negrinho.

Economia de água

Desde a última semana, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) solicita que a população economize água tratada por conta da estiagem que atinge todas as regiões doeEstado. Desde maio, o volume de chuvas no Estado é considerado abaixo da média.

Dicas de economia de água:

- Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.
Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

- Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

- Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque.

- Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

- Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

- Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

- Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.

- Molhe o jardim com regador, sempre ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.

- Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.

- Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.