navegue nos blocos da capa

Clima

susto

Frente fria provocou chuva, raios e temporais de granizo pelo Estado

09
AGO
2017
| 11h32
11h32
Douglas Saviato
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Rafael Vieira de Araújo/Secom

No decorrer dessa terça-feira, dia 8, uma frente fria avançou sobre Santa Catarina causando forte instabilidade, com pancadas de chuvas, raios e queda de granizo em algumas cidades catarinenses. Conforme a Secretaria de Estado da Defesa Civil, não há registro de prejuízos de grande proporção, pois os temporais ocorreram de forma isolada. 

Segundo informações da Epagri/Ciram, o granizo foi observado no Oeste (Ipumirim) no meio da tarde e, sobretudo, no período noturno no Planalto Sul (Abdon Batista, Lages, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São Joaquim, Otacílio Costa, Painel), Litoral Sul (Armazém, Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Jaguaruna, Pedras Grandes, Treze de Maio, Urussanga), Vale do Itajaí (Agrolândia, Ituporanga, Santa Cecilia, Vidal Ramos), Grande Florianópolis (Florianópolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos) e no Planalto Norte (Porto União)*. 

O volume de chuva foi pouco significativo durante o avanço da frente fria, concentrando-se do Meio-Oeste ao Litoral, entre 5 e 15 milímetros. Os maiores volumes de chuva foram registrados nos municípios de Praia Grande (40 milímetros), Antônio Carlos (28 milímetros), Angelina (26 milímetros), São João do Itaperiú (25 milímetros) e Jaraguá do Sul (22 milímetros).

Previsão 

Para esta quarta-feira a condição é de tempo mais firme, com presença de sol. O vento fraco permite que a temperatura fique mais alta, acima dos 20 graus em todas as regiões ao longo do dia. No período noturno, as temperaturas ficam um pouco mais amenas, principalmente no Planalto Sul e na Serra catarinense. 

Também a partir desta noite, o mar estará muito agitado, com altura de onda de 3 a 4 metros. Há risco de ressaca, especialmente na quinta-feira, dia 10, sendo desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.

De acordo com a previsão, uma nova frente fria deve chegar a Santa Catarina no domingo. "Essa frente fria de domingo irá se deslocar bastante rápido pelo Estado, então pode trazer alguns temporais, com rajadas de vento, raios e granizo", afirma a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima

Colaboração: Governo do Estado 

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Geninho, Cavalo, Jorginho e Dado na lista do TigreCaravaggio e Metro na frente nas semifinaisSantos Dumont na lista da usina de asfaltoMais um título para o vôlei de base de ForquilhinhaGovernador encerra congresso de despachantes em CriciúmaHSJ ganha reforço de doze leitos em dezembro