navegue nos blocos da capa

Clima

santa catarina

Temporal poderá causar ressaca e alagamento no litoral

06
OUT
2017
| 13h16
13h16
Douglas Saviato
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Kiko Della Giustina / arquivo engeplus

A frente fria que se aproxima de Santa Catarina nesta sexta-feira deixará o litoral catarinense com bastante ressaca. Ondas vindas de Nordeste a Sudeste com altura de até 2 metros atingem o litoral neste sábado. No domingo, a ondulação de Sudeste a Nordeste ganha força, em especial no litoral Sul do Estado, podendo ultrapassar os 2,5 metros.

Além das ondas, pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e no domingo pela manhã, esse empilhamento se intensifica em decorrência do vento de quadrante Sul/Sudeste, podendo causar inundações nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Devido à ressaca ocorrida nas últimas semanas, a linha de costa está bastante comprometida em algumas praias. A ressaca prevista para este fim de semana pode agravar a erosão. Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a tabela abaixo.


Leia mais sobre: temporal, litoral, alagamento, ressaca
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Feira de Ciências da Unesc recebe estudantes de Criciúma e regiãoTem frustração, mas ainda tem luta no TigreUma torneira brilha com tecnologia de pontaRodovias estaduais recebem operação tapa-buracosPedestre morre atropelada na Avenida CentenárioTurminha do Futuro encerra viagens rumo ao mundo do saber em três escolas