InternetData CenterAssinante

Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no litoral

Fenômeno é raro, perigoso e ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas
Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no litoral
Foto: divulgação
Por Douglas Saviato Em 17/10/2016 às 08:03

O fenômeno que provocou a forte onda no litoral nas cidades de Balneário Rincão e Araranguá foi sim um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, estes fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas.

Apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagens de linhas de instabilidade, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores, como a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonância e uma amplificação da onda.

Outros registros – Ainda de acordo com a Defesa Civil, em Santa Catarina já houve registros na praia do Pântano do Sul e que também foi sentido na praia da Armação, em Florianópolis, em 19 de novembro de 2009. Além destes, ocorreram dois eventos similares na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, em 1977 e em 2014.