Clima

tempestade

Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no litoral

Fenômeno é raro, perigoso e ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas

17
OUT
2016
| 08h03
08h03
Douglas Saviato
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
divulgação

O fenômeno que provocou a forte onda no litoral nas cidades de Balneário Rincão e Araranguá foi sim um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, estes fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas.

Apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagens de linhas de instabilidade, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores, como a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonância e uma amplificação da onda.

Outros registros – Ainda de acordo com a Defesa Civil, em Santa Catarina já houve registros na praia do Pântano do Sul e que também foi sentido na praia da Armação, em Florianópolis, em 19 de novembro de 2009. Além destes, ocorreram dois eventos similares na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, em 1977 e em 2014.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
PROCURA-SEHorários de ônibus são alterados para prolongar atendimento à populaçãoManifestantes trancam Avenida Centenário, em CriciúmaPara economista, redução de impostos pode alavancar Reforma da Previdência Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento