InternetData CenterAssinante

Defesa Civil alerta para risco de chuva, temporais e granizo na região

Município de Maracajá já registrou chuva de granizo
Defesa Civil alerta para risco de chuva, temporais e granizo na região
Foto: Nei Manique / Engeplus
Por Mariana Noronha Em 16/09/2015 às 15:07

A Defesa Civil e Epagri alertam a população quando a mudança de tempo desta quarta-feira, dia 16. A partir de hoje uma frente fria chega a região Sul de Santa Catarina, com alto risco de temporais localizados e momentâneos (chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo). 

A tendência é que as regiões mais afetadas pela mudança climática seja Amrec e Amesc. Em Maracajá, por exemplo, já houve registros de uma pequena e fraca chuva de granizo. O vento forte na região chegou a marcar 60km/h no município de Sombrio, conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego.  

"Um fato atípico  de hoje foi a temperatura, que começou alta, chegando a alcançar os 36°C às 12 horas, e diminuir para 21°C às 15 horas", aponta. Segundo ele, a chuva que inicia hoje, deve continuar até sábado. "Serão quase 100 milímetros de precipitação acumulados nestes dias de chuva. Por ser uma chuva bem distribuída não há riscos de alagamentos." 

Recomendações da Defesa Civil SC  

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.Fiscalização do transporte de produtos perigosos em Aurora. A ação ocorre após a aula teórica realizada no Alto Vale.