InternetData CenterAssinante

Dezembro será mais seco e com temperaturas mais baixas

O mês de dezembro é considerado um dos meses mais quentes do ano
Dezembro será mais seco e com temperaturas mais baixas
Foto: Douglas Saviato/Arquivo Engeplus
Por Douglas Saviato Em 02/12/2013 às 14:14

O mês de dezembro é considerado um dos meses mais quentes do ano. A temperatura média para o último mês do calendário é de 30ºC. Na madrugada, a média para o mês é de 17ºC. Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, neste ano, dezembro terá temperaturas mais baixas. Já a média histórica de chuva para dezembro é de 160 milímetros.

“A precipitação deve ficar abaixo da média histórica, com cerca de 100 milímetros”, alerta o climatologista. Na primeira quinzena, a chuva não será constante. Já na segunda quinzena do mês, a chuva estará mais presente. Em outubro, choveu na região cerca de 60% a menos que o esperado. Já em novembro choveu 50% a menos que o esperado para o mês, que é de 130 milímetros. \"Faz alguns meses que a chuva não está caindo em boa quantidade\", observa Sônego.

A chuva amena ajuda alguns ramos da agricultura, como no cultivo da uva, da ameixa, do maracujá e até do arroz, caso as canchas estejam abastecidas com água. Já para o milho, a falta de chuva é prejudicial. Dezembro terá três ondas de calor mais intenso. Duas delas acontecerão até o dia 15. Sônego ainda acrescenta que a previsão do tempo indica que o Natal e o Réveillon serão com tempo bom.