Circuito PET

Santa Catarina

Delegacia virtual de proteção animal agora é lei

09
JAN
2018
| 12h16
12h16
Redação Portal Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
PM DE BRAÇO DO NORTE / ARQUIVO ENGEPLUS

Ocorrências de maus-tratos contra animais podem ser registradas virtualmente no site da Polícia Civil. Um espaço exclusivo para estas denúncias será disponibilizado a partir de agora, quando a Assembleia Legislativa promulgou a Lei 17.404, de 21 de dezembro de 2017, que determina que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina crie a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

A iniciativa é do deputado estadual Valmir Comin. Ele explica que denúncias de abandono, maus tratos e outros tipos de infração penal envolvendo animais terão espaço para serem registrados como boletim de ocorrência. No espaço, o denunciante pode anexar fotos e vídeos com o teor da denúncia.

Por lei, a polícia tem prazo de dez dias a partir do registro do Boletim de Ocorrência para que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) indique uma delegacia responsável pela investigação.

Mesmo atuando como Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, o deputado estadual Valmir Comin acompanha de perto o andamento dos projetos que deixou tramitando no legislativo catarinense e comemorou a votação. Segundo ele, a sessão no site da polícia, visa proporcionar agilidade às denúncias e as averiguações dos crimes contra animais. “Acompanhamos todos os dias notícias de abandono, espancamento, negligência, envenenamentos. Acho que é uma forma de combater estas ações e acabar com a impunidade”, ressalta.

O espaço acolherá inclusive denúncias da existência de criadores clandestinos, abatedouros ilegais e até mesmo empresas/laboratórios que fazem testes em animais. “As averiguações serão feitas em todos os fatos denunciados previstos em lei e considerados crime”, pontua o parlamentar, que adianta que o portal servirá ainda para traçar o mapa estadual da violência contra animais em território catarinense.

Colaboração: Kenia Pacheco

Leia mais sobre:
Circuito Pet
Gostaria de registrar uma ocorrência?
imagens recentes no Portal
Galeria de fotos: mande a sua foto no clima da Copa do MundoEscolha da corte da 18ª Festa do Vinho ocorre nesta sexta-feiraGrupo de mulheres da Serra da Pedra aprende a fazer doces e geléiasUPA da Próspera começa a atender dia 1 de julhoSão Joaquim volta a ter geada e congelamentoDois veículos colidem em Criciúma