InternetData CenterAssinante

A trilogia do Capitão América

O Primeiro Vingador, O Soldado Invernal e Guerra Civil
A trilogia do Capitão América
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 20/03/2018 às 17:24
Especial - Felipe Rodrigues

Steve Rogers sempre foi um exemplo de super-herói perfeito, cativando espectadores e outros personagens, vários grupos seguem sua liderança não pela sua autoridade, mas sim pela sua índole. O universo cinematográfico da Marvel não poderia ir para frente sem um personagem de tanto peso. Então foram feitos três filmes contando a historia e a evolução do Capitão.

Capitão América - O Primeiro Vingador

Steve Rogers (Chris Evans) é um bom rapaz, pequeno e frágil que sonhava em servir o país na segunda guerra mundial, por seu físico fraco e baixo foi recusado no serviço militar por várias vezes consecutivas. Até que finalmente foi aprovado pelo Dr. Abraham Erskine (Stanlei Tucci) e finalmente ingressou no serviço militar como sempre sonhou.

No começo foi muito criticado por seu físico frágil, mas o doutor viu que Steve tinha algo que nenhum dos outros soldados tinha, por isso Steve acabou sendo a primeira cobaia norte americana para o Soro do Super soldado, um soro que apenas Abraham sabia a fórmula e que aumentaria todas a s habilidades do corpo de Rogers ao limite físico humano. O experimento deu certo e Steve agora era o primeiro super soldado, porém imprevistos sempre acontecem e não puderam recriar o soro.

Irrequieto e sedento por justiça Steve se torna o primeiro Capitão América, lutando na frente de batalha contra os nazistas e causando um grande prejuízo a Hidra, organização militar responsável pelos avanços nazistas.

O primeiro filme serviu mais para apresentar o personagem ao grande publico, mostrar sua história e apresentar a Hidra e ainda de brinde o Caveira Vermelha(Hugo Weaving), porém foi um sucesso de bilheteria e critica em seu ano de lançamento.

Capitão América - O Soldado Invernal

Agora dirigido pelos irmãos Russo o longa contaria a história de Steve Rogers em nossa “era”, trabalhando como agente da S.H.I.E.L.D., a trama seguiu mais o rumo de espionagem, com revelações bombásticas e reviravoltas na trama, mostrando antigos inimigos do Capitão ainda vivos, ou parcialmente, com cenas de ação muito mais frenéticas e lutas muito bem trabalhadas tentando prezar pelo realismo mesmo com um protagonista com uma força beirando a sobre-humana.

Agora tendo um novo inimigo que também é um super-soldado e uma lenda no campo de batalha tanto como o próprio Steve, lutas muito eletrizantes e empolgantes surgem entre o Capitão e o Soldado Invernal, e de quebra ainda tivemos um leve toque de comédia para o filme não ficar muito sério. Fora a descoberta de que a Hidra continua ativa desde a segunda guerra mundial.

É considerado por muitos o melhor filme da trilogia, devido as reviravoltas, o excelente roteiro, novos personagens como o Falcão, fora as várias cenas de luta de vários contra o Steve, crescendo o personagem mais ainda.

Capitão América - Guerra Civil

Chegamos ao último filme, prometendo adaptar a famosa fase divisora de águas dos quadrinhos, o filme colocou dois grandes personagens de muito peso a discordarem por seus pontos de vistas diferentes, apesar de nenhum dos dois estar errado esse empasse acaba dividindo o grupo.

O tempo todo o longa faz o espectador ficar indeciso com qual lado tomar, mostrando os pontos positivos e negativos de cada lado. Ao mesmo tempo temos mais algumas revelações mostrando pontos em que o passado de Tony Stark e Bucky se cruzou. Novos personagens também foram mostrados como o Pantera Negra que agora ganhará também seu próprio longa, alguns retornam como o Gavião Arqueiro.

O longa foi muito criticado pelos fãs que esperavam uma pancadaria mais agressiva envolvendo mortes e destruição de cidades como nos quadrinhos, e só por isso não é o melhor da trilogia. Acabou escorregando um pouco ao aprofundar alguns personagens, e ao fazer um Barão Zemo muito diferente de sua mídia original. Talvez não seja a melhor adaptação de Guerra Civil mas que é um ótimo filme não há dúvidas.

Trilogia

Serviu para apresentar um dos maiores personagens da Marvel, e de longe um dos mais subestimados pelo grande publico em geral, sem dizer explicitamente seus poderes durante os três filmes todos os seus poderes foram mostrados, como sua força, o que mais aparece, além de seu leve fator de cura, quando foi mostrado que Steve não fica bêbado nem mesmo é afetado por qualquer tipo de toxina, decorrente de seu metabolismo aprimorado, é apenas um detalhe que soma na qualidade. Mas a história do Capitão América não se resume a um soldado marombado, é uma história de constante superação, antes mesmo de ser aprimorado Steve já era bom e nunca fugia de uma briga, e quando tomou o soro todas as suas qualidades vieram para fora, sua força e bondade, mesmo depois de ganhar seus poderes continuou indo para uma briga mesmo sabendo que as chances estavam contra, com frases como “Posso fazer isso o dia todo”, ou “Mesmo quando todos disserem que você está errado, é sua obrigação se por de pé e ficar contra”, por esses e outros motivos ele é o herói favorito deste quem vos fala.

Teve uma trilogia tão boa quanto o personagem, sem idolatrá-lo como a concorrente faz com seus personagens ou diminui-lo. Apenas mostrou porque o personagem é um dos pilares da Marvel desde sua criação. Ensinando a sempre encarar seus problemas de pé, a agir mesmo com medo, e essa á maior mensagem do peronagem.

Anúncio