navegue nos blocos da capa

Cinema

Crítica

Homem-Aranha é herói fundamental para crianças e adolescentes

10
JUL
2017
| 17h21
17h21
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Especial: Willian Bongiolo

Sempre buscamos a nossa própria identidade e queremos ser diferentes da maioria das pessoas, mas não tanto para que isso acabe se tornando um problema social. Na adolescência isso fica ainda mais evidente, uma vez que é nessa fase geralmente passamos pelo primeiro amor, pela primeira decepção, descobrimos o conceito de liberdade individual e precisamos iniciar a busca por aquilo que nos faz querer viver.

É nessa fase, com tantas mudanças, que também devemos decidir que rumo profissional nossa vida irá tomar, e é nesse misto de desespero e angústia que raramente conseguimos fazer boas escolhas. Homem-Aranha sempre foi um herói que representa esse público infanto-juvenil. Mesmo no cinema - antes deDe Volta ao Laro personagem ganhou adaptações com atores muito mais adultos do que realmente deveria.

Por isso, talvez, este seja o longa que mais se aproxima do âmago do "cabeça de teia". Depois de ganhar seus poderes enquanto é bastante jovem, fica muito complicado para Peter alinhar a vida pessoal e a vida de super-herói.

Seus responsáveis também não ajudam: Tia May o considera um menino exemplar e o quer sempre em seus braços e longe de qualquer tipo de perigo; Tony Stark quer moldá-lo à sua maneira e vê no garoto uma oportunidade de torná-lo algo que o próprio Stark poderia ter sido, mas não foi; e por último, seu melhor amigo acha que Peter é a melhor pessoa do mundo por ser o Homem-Aranha. Mas, na verdade, o que o Peter acha? Essa deveria ser a grande questão de todo adolescente.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar mostra muito bem que tentar agradar a todos pode trazer um problema muito maior para nossa personalidade. Apenas nós podemos decidir qual caminho será seguido. O filme retrata Peter Parker em problemas que ele não teria normalmente se apenas soubesse como dizer "não, obrigado", sema estes os problemas como super-herói e seu relacionamento com o Stark, ou sua vida de adolescente com o primeiro amor e com a tia May.

Homem-Aranha é um herói fundamental para as crianças e adolescentes de hoje. Em um mundo onde devemos decidir o que seremos cada vez mais cedo e as pressões por conta disso tornam-se cada vez maiores, ver o Amigo da Vizinhança rejeitando o uniforme que Tony Stark fez é empolgante para pensarmos que podemos ser a nossa própria maneira, sem ceder a pressão nenhuma.

Leia mais sobre: cinema, crítica
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Os desafios e necessidades para o futuro do Rio MainaFestival de Ofertas Forauto terá food trucks e exposição de carros antigosÚltimos filmes de Piratas do Caribe perdem o fôlego, mas não estragam a franquiaA chance de Márcio Búrigo deixar o PPFestival de Corais mostra talentos na primeira noiteVozes do Show de Talentos cantam e encantam na primeira seletiva