navegue nos blocos da capa

Cinema

Crítica

Homem-Aranha é herói fundamental para crianças e adolescentes

10
JUL
2017
| 17h21
17h21
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Especial: Willian Bongiolo

Sempre buscamos a nossa própria identidade e queremos ser diferentes da maioria das pessoas, mas não tanto para que isso acabe se tornando um problema social. Na adolescência isso fica ainda mais evidente, uma vez que é nessa fase geralmente passamos pelo primeiro amor, pela primeira decepção, descobrimos o conceito de liberdade individual e precisamos iniciar a busca por aquilo que nos faz querer viver.

É nessa fase, com tantas mudanças, que também devemos decidir que rumo profissional nossa vida irá tomar, e é nesse misto de desespero e angústia que raramente conseguimos fazer boas escolhas. Homem-Aranha sempre foi um herói que representa esse público infanto-juvenil. Mesmo no cinema - antes deDe Volta ao Laro personagem ganhou adaptações com atores muito mais adultos do que realmente deveria.

Por isso, talvez, este seja o longa que mais se aproxima do âmago do "cabeça de teia". Depois de ganhar seus poderes enquanto é bastante jovem, fica muito complicado para Peter alinhar a vida pessoal e a vida de super-herói.

Seus responsáveis também não ajudam: Tia May o considera um menino exemplar e o quer sempre em seus braços e longe de qualquer tipo de perigo; Tony Stark quer moldá-lo à sua maneira e vê no garoto uma oportunidade de torná-lo algo que o próprio Stark poderia ter sido, mas não foi; e por último, seu melhor amigo acha que Peter é a melhor pessoa do mundo por ser o Homem-Aranha. Mas, na verdade, o que o Peter acha? Essa deveria ser a grande questão de todo adolescente.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar mostra muito bem que tentar agradar a todos pode trazer um problema muito maior para nossa personalidade. Apenas nós podemos decidir qual caminho será seguido. O filme retrata Peter Parker em problemas que ele não teria normalmente se apenas soubesse como dizer "não, obrigado", sema estes os problemas como super-herói e seu relacionamento com o Stark, ou sua vida de adolescente com o primeiro amor e com a tia May.

Homem-Aranha é um herói fundamental para as crianças e adolescentes de hoje. Em um mundo onde devemos decidir o que seremos cada vez mais cedo e as pressões por conta disso tornam-se cada vez maiores, ver o Amigo da Vizinhança rejeitando o uniforme que Tony Stark fez é empolgante para pensarmos que podemos ser a nossa própria maneira, sem ceder a pressão nenhuma.

Leia mais sobre: cinema, crítica
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Geninho, Cavalo, Jorginho e Dado na lista do TigreCaravaggio e Metro na frente nas semifinaisSantos Dumont na lista da usina de asfaltoMais um título para o vôlei de base de ForquilhinhaGovernador encerra congresso de despachantes em CriciúmaHSJ ganha reforço de doze leitos em dezembro