InternetData CenterAssinante

Secretário de Estado da Infraestrutura exonerado

A saída é consequência do seu ato de expulsar do gabinete um deputado
Secretário de Estado da Infraestrutura exonerado
Por João Paulo Messer Em 06/02/2020 às 17:44

O Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Carlos Hassler, não resistiu a um erro que cometeu nesta semana quando "expulsou" - convidou para se retirar - do gabinete o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB). Hoje mais cedo o secretário emitiu uma nota pedindo desculpas. Isso não foi o suficiente. O governador Carlos Moisés decidiu exonerá-lo do cargo.

O episódio com o deputado aconteceu quando o parlamentar acompanhava o prefeito do município de Pinheiro Preto, que havia pedido uma audiência. Quando entrou junto o secretário disse que a conversa era com o prefeito e não com o deputado, que constestou dizendo que qualquer um pode acompanhar uma conversa republicana. Não foi o suficiente. O secretário convidou o deputado a retirar-se da sala. O prefeito ficou.

Ocorre que Valdir Cobalchini é um dos deputados de uma ala de 11 parlamentares alinhados ao governo. Além disso a Assembleia Legislativa emitiu uma nota de repúdio à ação do secretário. Afora isso, hoje pela manhã o Secretário Chefe da Casa Civil, Douglas Borba, chamou para uma conversa 11 deputados aliados, entre eles Cobalchini. No encontro o assunto voltou a pauta e Douglas encarregou-se de levar o assunto adiante. Para assegurar diálogo com o governo o secretário foi exonerado.

Como próximos episódios, Cobalchini deve ser o novo líder do governo na Assembleia Legislativa.