InternetData CenterAssinante

Walmor De Lucca e a criação do PT

Esta é uma das muitas histórias vividas por um dos grandes nomes do MDB de SC
Walmor De Lucca e a criação do PT
Por João Paulo Messer Em 09/09/2019 às 16:51

Morreu nesta segunda-feira em Florianópolis o dono de uma infindável relação de fatos políticos relevantes em Santa Catarina. Walmor Paulo De Lucca estava com 81 anos. De todos os fatos o maior deles está registrado no livro do jornalista Sebastião Neri, que escreveu sobre o surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

Conta o jornalista que em 1979, época em que eclodiram as greves no ABC Paulista, Walmor juntamente com alguns sindicalistas de Criciúma trouxe à capital do carvão o líder metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva. Durante uma reunião que aconteceu no auditório do Colégio São Bento, pela primeira vez Lula teria admitido criar um partido dos trabalhadores. É daí que surge o PT. Walmor lembrou desta história em uma entrevista que concedeu a Neri na década passada.

Este, entretanto, é um fato pouco explorado pela imprensa que acompanhou a vida do Walmor, que até seus últimos dias seguia um crítico ferrenho do atual Governo Federal. Fazia seus comentários através de seu perfil no Facebook.

Walmor De Lucca está sendo velado na Capital até às 22h desta segunda-feira. Nesta terça-feira, a partir das 8h o velório acontece no Crematório Millenium em Içara, onde às 16h acontecem as últimas homenagens. Ele será cremado.