InternetData CenterAssinante

Boeira X Clésio

A convenção do PP abre uma prévia da eleição municipal do ano que vem em Criciúma
Boeira X Clésio
Por João Paulo Messer Em 13/08/2019 às 20:06

O Partido Progressista de Criciúma já foi considerado do tamanho que mal lota uma Kombi, mas hoje torna-se grande à cena política eleitoral do ano que vem. E a causa não é nem bem o seu tamanho, mas a pequenez dos outros. Às 18h30min desta quarta-feira, quando fará sua convenção municipal terá como pano de fundo a disputa à prefeitura no ano que vem. Dois candidatos disputam a presidência do partido, pela primeira vez na história. E a conclusão é simples: se Paulo Conti ganhar é grande a chance do PP ter Jorge Boeira candidato a prefeito contra Clésio Salvaro (PSDB), nas eleições do ano que vem. Se Miguel Pierini for eleito presidente os progressistas inclinam-se à uma coligação com o atual prefeito nas eleições do ano que vem.

Como em 2000

Os “boeiristas” acreditam que se vencerem a disputa interna nesta quarta-feira – o que é bem provável – terão o apoio de maioria dos outros partidos, entre eles o PT e o MDB. O segundo passo é uma eleição com apenas dois candidatos em outubro de 2020. Neste caso Jorge Boeira X Clésio Salvaro. Os mais otimistas acreditam que seja como foi em 2000, quando o favoritíssimo Eduardo Boeira perdeu para o azarão Décio Góes.

Sem consenso

Paulo Conti e Miguel Pierini foram chamados para dois momentos nesta terça-feira. Em ambos houve tentativa frustrada de entendimento. O acordo só acontece se Pierini aceitar ser vice de Conti. Até na hora da convenção é o que os tradicionais do PP tentarão. Se não conseguirem irão bater chama. A chance de Conti ganhar é bem maior pois o Diretório atual foi montado por Itamar da Silva, que é defensor da presidência para Paulo Conti.

Boeira tá certo

Há progressista reclamando que Jorge Boeira demora em se definir candidato ou não em 2020. Ora, como esperar que o experiente ex-deputado se lance à uma disputa se o seu partido sequer definiu o seu Diretório e além disso tem tantos aliados do prefeito Clésio Salvaro. Seria uma loucura de Boeira que é conhecido justo pelo inverso. Sempre deu seus passos calculados e precisos.

Costurando

Os “boeiristas” estão tão animados que já andam conversando com outros partidos com a tese de que se estes não lançarem candidatos há chance de uma eleição plebiscitária em 2020: Clésio X Boeira. O atual presidente progressista Itamar da Silva, por exemplo, já conversou sobre o assunto com membros do MDB e do PT.

Só há um jeito

O raciocínio lógico da política em Criciúma é que o atual prefeito Clésio Salvaro só não ganha a eleição do ano que vem se a disputa for plebiscitária. Quantos mais candidatos a prefeito houver, maiores são as chances de Clésio se reeleger.

Mas tem outro

O partido do governador Carlos Moisés da Silva, PSL, tem nome novo para soltar “na praça” nestes próximos dias. A articulação feita através do deputado federal Daniel Freitas é o de um empresário.

Ministros

Nesta terça-feira, nos bastidores da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense (16 deputados e três senadores) havia forte especulação sobre a nova data de visita do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, à Criciúma. Agora fala-se em primeira semana de setembro. Planos antigos previam Moro na ACIC dia 12 de julho, depois na primeira semana quinzena de agosto e agora setembro. Havia ainda a promessa de que a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, estivesse em Criciúma nesta semana para a abertura da feira Agroponte. Também não veio.

Emplacou

Foi a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) quem “emplacou” a BR-285 na lista de nove prioridades que o Fórum Parlamentar Catarinense levará ao presidente Jair Bolsonaro, no café da manhã desta quinta-feira. A deputada tucana fez revoada, semana passada no extremo sul do Estado, onde a obra é divisor de tempos.

Tudo em casa

Diferente da primeira CI (Comissão de Investigação) do CriciúmaPrev, a nova CI, instalada nesta terça-feira terá ampla maioria aliada do governo. A rigor tem apenas um vereador considerado de oposição: Edson Luiz do Nascimento Paiuol (PP). O restante é todo aliado declarado ou simpatizante confesso do Paço Municipal.

Comissão

O presidente da nova CI do CriciúmaPrev será o proponente Júlio Colombo (PSB). O secretário é Toninho da Imbralit (MDB) e o relator Jair Alexandre (PSC). Os outros membros são: Aldinei Poteleki (PRB), Salésio Lima (PSD), Édson Aurélio (PSDB) e Édson Nascimento Paiol (PP). Tem que ter um de cada partido. Eis uma CI que tem tudo para começar em pizza.