InternetData CenterAssinante

Cultura Acic traz exposição com o artista plástico Adair Fernandes

Cultura Acic traz exposição com o artista plástico Adair Fernandes
Foto: divulgação
Por Douglas Saviato Em 18/04/2017 às 09:51

O Projeto Cultura Acic abre nesta quarta-feira, dia 19, a exposição com os trabalhos do artista plástico Adair Fernandes, a partir das 20 horas. Fernandes traz à galeria de artes da Acic pinturas que retratam um pouco da sua trajetória, que já soma seis décadas. “Descobri o gosto pela pintura aos 13 anos quando fui estudar num seminário no Rio Grande do Sul. Depois disso, fui para Curitiba e estudei na Escola de Belas Artes”, conta o artista.

Além de artista plástico, Fernandes também é um dos melhores cenógrafos do Estado. Há 12 anos cria cenários para o Festival de Dança de Joinville. “Nas edições de 2010, 2011 e 2013 conquistei o primeiro lugar na categoria melhor cenógrafo”, reforça.

Durante a abertura desta quarta-feira, o artista também fará a doação de dois quadros para as instituições Casa Guido e Casa da Criança. Fernandes expõe no Projeto Cultura Acic suas pinturas abstratas e figurativas até o dia 23 de maio.

Toda a programação do Cultura Acic é aberta ao público, gratuita e com um calendário até novembro, incluindo exposições, atrações musicais e diálogos.

Mais sobre o artista

Adair Fernandes nasceu em Criciúma no dia 2 de setembro de 1943, foi para Curitiba em 1963, tendo como professores na Escola de Belas Artes, Teodoro de Bona e Guido Viaro. Em 22 de dezembro de 1967 fez sua primeira exposição individual de quadros em Criciúma. Fernandes cultiva todos os gêneros, destacando-se porém, como paisagista, cenógrafo, arte flamenga, figurativa e abstracionismo, e Trompe L'oeil (pintura tridimencional).

Membro fundador da Associação Sul Catarinense de Artes Visuais (ASCAV), é um dos artistas modernos mais importantes da atualidade, conseguindo romper os laços com a pintura acadêmica, apresentando novas propostas artísticas. 

Projeto Cultura Acic

A Associação Empresarial de Criciúma iniciou em julho de 2015 o Projeto Cultura, localizado no Espaço Corporativo, Colaborativo e Cultural Iara Gaidzinski, que integra projetos ligados ao desenvolvimento de pessoas, como cursos, seminários, palestras, exposições, entre outras ações. O espaço integra às ações do projeto Triple C, que inclui a realização de projetos colaborativos entre entidades e também o desenvolvimento de atividades voltadas à inovação, cultura, sinergia e conhecimento.

Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic