navegue nos blocos da capa

Artes Visuais

criciúma

Cultura Acic traz exposição com o artista plástico Adair Fernandes

18
ABR
2017
| 09h51
09h51
Douglas Saviato
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
divulgação

O Projeto Cultura Acic abre nesta quarta-feira, dia 19, a exposição com os trabalhos do artista plástico Adair Fernandes, a partir das 20 horas. Fernandes traz à galeria de artes da Acic pinturas que retratam um pouco da sua trajetória, que já soma seis décadas. “Descobri o gosto pela pintura aos 13 anos quando fui estudar num seminário no Rio Grande do Sul. Depois disso, fui para Curitiba e estudei na Escola de Belas Artes”, conta o artista.

Além de artista plástico, Fernandes também é um dos melhores cenógrafos do Estado. Há 12 anos cria cenários para o Festival de Dança de Joinville. “Nas edições de 2010, 2011 e 2013 conquistei o primeiro lugar na categoria melhor cenógrafo”, reforça.

Durante a abertura desta quarta-feira, o artista também fará a doação de dois quadros para as instituições Casa Guido e Casa da Criança. Fernandes expõe no Projeto Cultura Acic suas pinturas abstratas e figurativas até o dia 23 de maio.

Toda a programação do Cultura Acic é aberta ao público, gratuita e com um calendário até novembro, incluindo exposições, atrações musicais e diálogos.

Mais sobre o artista

Adair Fernandes nasceu em Criciúma no dia 2 de setembro de 1943, foi para Curitiba em 1963, tendo como professores na Escola de Belas Artes, Teodoro de Bona e Guido Viaro. Em 22 de dezembro de 1967 fez sua primeira exposição individual de quadros em Criciúma. Fernandes cultiva todos os gêneros, destacando-se porém, como paisagista, cenógrafo, arte flamenga, figurativa e abstracionismo, e Trompe L'oeil (pintura tridimencional).

Membro fundador da Associação Sul Catarinense de Artes Visuais (ASCAV), é um dos artistas modernos mais importantes da atualidade, conseguindo romper os laços com a pintura acadêmica, apresentando novas propostas artísticas. 

Projeto Cultura Acic

A Associação Empresarial de Criciúma iniciou em julho de 2015 o Projeto Cultura, localizado no Espaço Corporativo, Colaborativo e Cultural Iara Gaidzinski, que integra projetos ligados ao desenvolvimento de pessoas, como cursos, seminários, palestras, exposições, entre outras ações. O espaço integra às ações do projeto Triple C, que inclui a realização de projetos colaborativos entre entidades e também o desenvolvimento de atividades voltadas à inovação, cultura, sinergia e conhecimento.

Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic 

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Seminário Nacional encerra em Forquilhinha com sucesso de públicoCarro cai em rio e motorista é salvo por policial militarNeovenezianos são convocados para seleção catarinense escolar de atletismoClubes começam a confeccionar a 'colcha a mil mãos'Novo dia de geada em São JoaquimAgricultores são capacitados em sobressemeadura