navegue nos blocos da capa

Artes Visuais

Eugênia França

Artista traz outro ângulo da infância em suas pinturas na Unesc

Abertura da exposição ocorre nesta terça-feira na Unesc

05
AGO
2017
| 17h45
17h45
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Crianças brincando, o brilho no olhar, inocência e pureza. Uma imagem linda e leve nos vem à cabeça quando pensamos em momentos assim, mas não é essa a percepção que a artista Eugênia França, de Minas Gerais, vai trazer para o Espaço Toque de Arte da Unesc, nesta terça-feira, dia 8.

Suas pinturas, retratos de meninas e suas bonecas, trazem o lado obscuro de uma infância corrompida e dilacerada em “Do lado de cá, do lado de lá”. A abertura da exposição ocorre às 20h30, e tem o intuito de promover a reflexão sobre diversos problemas sociais.

Exclusão social, exploração, abandono, violência. Essas são palavras que, segundo o artista, pesquisador e professor de pintura na Escola Guignard, Alan Fontes, aparecem aos olhos ao avistar as pinturas de Eugênia. “As crianças retratadas recebem um tratamento pictórico dramático que nos leva a pensar sobre uma gama de problemas sociais que corriqueiramente optamos por não enxergar. As pinturas escancaram com crueza o peso das memórias caladas”, comentou.

Além do impacto que trazem as crianças, a arte de Eugênia têm como suporte lonas de caminhão que foram descartadas e, sem nenhum tratamento, mantém preservadas suas marcas, cargas e histórias que passam a compor o trabalho. “Os recortes e remendos aparentes das lonas se confundem com as imagens das crianças como se fossem suturas em seus corpos. Sinistros testemunhos da usura do tempo e da permanência do trauma como imagem”, ressaltou Fontes.  

Visitação

Após a abertura, a exposição estará aberta para visitação até o dia 28 de setembro, das 9 às 22 horas. Para agendar visitas mediadas, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade, pelo telefone 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Inaugurada pavimentação do acesso ao Farol de Santa MartaExposição revela belezas naturais e culturais de Timbé do SulGrupo Forauto realiza campanha Natal em DobroEmpossada nova diretoria administrativa da S.R. MampitubaCriciúma unida pela magia do NatalDupla condenada por tentativa de homicídio foge de delegacia