InternetData CenterAssinante

Cultura Acic traz exposição Rastros

Nesta exposição Alvares foca na fine art, com abstratos, reflexos e distorções
Cultura Acic traz exposição Rastros
Por Redação Engeplus Em 03/08/2016 às 13:33

A exposição Rastros, do fotógrafo gaúcho Tonico Alvares, é a próxima atração do Cultura Acic, com evento de abertura marcado para o dia 11 de agosto, às 20 horas. Premiado como fotógrafo jornalístico, nesta exposição Alvares foca na fine art, com abstratos, reflexos e distorções. “Rastros é um ensaio com abstratos urbanos, desconstrução de imagens e desfoques”, explica Alvares.

As fotos compõem um conjunto de obras onde há o antagonismo do detalhe fotográfico em grandes formatos. Na exposição original, as peças chegaram a dois metros e meio sozinhas ou compondo painéis trípticos. Nestes detalhes reproduzidos em grandes proporções, o fotógrafo, que já passou por grandes redações como Zero Hora, Veja, Diário de Notícias e Íris, trabalha cores intensas, reflexos e luzes em diversos ambientes urbanos e da natureza, captados em Miami e Nova Iorque.

A mostra que Tonico Alvares traz a Criciúma terá dez obras em tamanho de um metro por um, mas seguem o conceito original da exposição. Para o curador da mostra Carlos Eduardo Comas, Rastros traz o olhar do fotógrafo onde “O detalhe desmesurado e condensado na superfície parece levantado desde o olho do furacão, mas sua imobilidade se adivinha transitória. Reconhecemos vagamente reflexões, refrações, distorções, halos e grelhas, fragmentos ocupando o interstício entre a figuração convencional e a mancha ou o grafismo”.

Além da carreira jornalística, Tonico Alvares tem passagens internacionais com trabalhos para o Etnografiska Museet, o Museu Etnográfico de Estocolmo, buscando material em países orientais como Paquistão, Afeganistão, Índia, Nepal e Tailândia. Ainda na Suécia ele realizou, em 1979, na Kulturhuset (Casa de Cultura) sua primeira mostra fotográfica sociocomparativa, “Afeganistão-Estocolmo”. Esse trabalho foi exposto também em Porto Alegre no início dos anos 90. 

Colaboração: Novo Texto Comunicação