InternetData CenterAssinante

Supersalone de Milão será em Setembro 2021

A Feira se reinventa
Supersalone de Milão será em Setembro 2021
Foto: Divulgação
Por João Rieth Em 06/07/2021 às 11:43

O Salone del Mobile de Milão deste ano se chamará “Supersalone”.  A feira,  em sua 60ª edição, que ocorrerá de 5 a 10 de setembro, estará aberta ao público durante toda a semana, onde  os visitantes poderão adquirir produtos com descontos  através da leitura de QRcode.  Os produtos serão montados em uma série de paredes paralelas projetadas pelo arquiteto Andrea Caputo, e substituirão os tradicionais estandes da marca.

Segundo o arquiteto Stefano Boeri, curador do Salão, "acho que é uma mensagem tão bela e civilizada nesta situação". "Estará dando ao público em geral a possibilidade de ver, e depois comprar online, uma variedade incrível de produtos e móveis. Acho que é algo excepcional e espero imperdível." O arquiteto milanês foi nomeado curador da feira de móveis, após um período tumultuado que viu o presidente Claudio Luti renunciar em meio a rumores de que marcas importantes não participariam da feira. Com a edição da feira em  2020 cancelada devido à pandemia  e a edição de 2021 adiada para setembro, o curador acredita que é vital para Milão mostrar ao mundo que está aberta aos negócios, mesmo que o evento deste ano tenha menos participantes e visitantes.

"Nós  estivemos em Veneza alguns dias atrás para a bienal de arquitetura", disse ele. "E quão importante foi para Veneza dizer: a bienal ainda está viva? Foi incrível." "Foi tão, tão bom ver o público; não apenas estudantes ou arquitetos ou designers que estão voltando para habitar a bienal. Para Milão, é a mesma coisa." Boeri desenvolveu um conceito único e radical para a feira, que responde à queda esperada de visitantes estrangeiros no evento deste ano e à crescente demanda do consumidor por móveis domésticos. O formato tradicional, com marcas construindo estandes individuais, será descartado. “Acredito que também é muito importante considerar o desejo dos consumidores de investir na casa neste momento em particular”, disse. "Não queremos arquibancadas", explicou Boeri. “É uma experiência completamente diferente também para o visitante. Você não vai entrar em nenhum pavilhão com 30, 60 estandes, cada um com um interior e um exterior”. Boeri é mais conhecido por suas torres de "floresta vertical" cobertas de árvores, incluindo a torre residencial Bosco Verticale em Milão. Ele é o atual presidente do museu de design da Triennale de Milão.

Em uma fase pós-pandêmica, não é fácil imaginar como repetir o formato tradicional do Salone del Mobile, com 350.000 pessoas indo por cinco dias - três para visitantes comerciais e dois para o público em geral. A ideia será imaginar um Salone del Mobile que continua sendo a maior plataforma do mundo para design de móveis, voltado diretamente para o consumidor, oferecendo um preço reduzido pelos produtos.  Aproximar o business-to-business, que é o formato tradicional do Salone, com o business-to-consumer. Será preciso unir a presença física dos produtos com a agilidade da esfera digital. Provavelmente será o futuro.

Leia mais sobre: